Cronologia


Confira nesta página informações resumidas sobre todos os jogos da cronologia principal.





Lançado alguns anos depois do primeiro Resident Evil, "Resident Evil Ø" conta os acontecimentos que não foram mostrados antes, como por exemplo a missão do grupo Bravo do S.T.A.R.S.. No jogo, é possível controlar 2 personagens ao mesmo tempo - Rebecca Chambers e Billy Coen - devido à exclusividade do "Partner Zapping".
Após alguns problemas técnicos com o helicóptero que transportava o grupo, os membros encontram uma viatura destruída, e decidem procurar pistas pelo local. Rebecca então vê um trem no meio da escuridão, e nele encontra Billy, acusado de várias mortes na África em 1997. Porém não tinham tempo para pensar nisso, devido ao trem estar infestado de zumbis e monstros infectados pelo T-Virus. Logo, passaram a cooperar entre si para sobreviver.

REØ era pra ser, originalmente, do Nintendo64. Porém, tempos depois, o jogo foi refeito e lançado para GameCube.





Em breve...




A saga Resident Evil começou a partir deste jogo lançado em 1996. Porém, anos mais tarde foi lançado o prólogo (REØ). No jogo, é possível escolher 2 personagens - Chris Redfield e Jill Valentine - e cada um deles possui uma história diferente.
Cronologicamente, a história de Chris é a verdadeira. Em 1998, após as notícias dos incidentes de "canibalismo" nas Montanhas Arklay - arredores de Raccoon City - o grupo Bravo do S.T.A.R.S. foi enviado até o local, porém haviam perdido contato. Passado um tempo, o grupo Alpha foi enviado a fim de encontrar os membros do grupo Bravo.
Durante a procura por pistas numa floresta próxima às Montanhas Arklay, o grupo foi atacado por cães infectados pelo T-Virus, porém conseguiram escapar e se refugiaram numa mansão próxima. O que eles não sabiam era que o pesadelo deles só estaria começando...

Resident Evil foi lançado para PSOne, Sega Saturn, Nintendo DS e PC, e possui uma versão alternativa chamada "Resident Evil Director's Cut", que possui poucas diferenças do jogo original.
Em 2002, foi lançada a versão Remake, que além de corrigir certas coisas da versão original, ainda adicionou mais coisas à trama. Lançada originalmente para GameCube, é considerada a versão "oficial" do primeiro jogo da série.






Armas

Files
Comic Book - Marvel Comics (Pg 1-5)

Review em Vídeo




Uma versão com gráficos melhores (devido a ser exclusivo do GameCube), mais recursos e uma história mais completa, Resident Evil Remake foi lançado em 2002, ainda dentro do acordo de exclusividade com a Nintendo.
Considerado por muitos como o melhor RE de toda a história, Remake conta os fatos da versão original (RE1) de uma forma mais clara, adicionando novas criaturas e cenários. Nele, é possível controlar Chris Redfield e Jill Valentine novamente, cada um com sua própria história.






Em breve...






Após o sucesso de RE1 (1996), em 1997 a Capcom decidiu lançar uma continuação da história. Quando o jogo estava próximo da data de seu lançamento, a Capcom decidiu descartar todo o projeto, devido a envolver muita violência na época. A versão descartada do jogo se tornou o Resident Evil 1,5 (Beta), e até hoje alguns fãs desejam que a Capcom lance essa versão. Um tempo depois, a Capcom reaproveitou algumas ideias e começou a produzir RE2.

Lançado para PS One, RE2 trouxe muitas inovações, dentre eles a possibilidade de jogar com 2 personagens. Além disso, animações, inimigos, armas, etc...

O jogo se passa em 29 de Setembro de 1998. 2 personagens - Leon Scott Kennedy e Claire Redfield - chegam à Raccoon City, e logo se veem no meio de uma cidade devastada pelo T-Virus. Ao se encontrarem nas ruas, decidem se refugiar na Raccoon Police Department, porém, enquanto fogem até lá em um carro da polícia, um zumbi acorda no banco de trás e faz com que Leon perca o controle no volante. Logo depois, um caminhão desgovernado acaba destruindo o veículo e os dois se separam, obrigando-os a correr até o local.
Logo ao chegarem na RPD, eles percebem que a cidade toda está devastada, incluindo a própria RPD. Não podendo sair de lá, eles se veem obrigados a encontrar uma rota alternativa através dos esgotos, porém, mal sabiam eles que o pesadelo ainda estava começando...






Armas

Files Traduzidos (PT-BR)

Review em Vídeo





Lançado um tempo depois de RE2, Resident Evil 3 foi lançado para PS One, e é considerado um dos melhores REs da série, pois envolve a criatura Nemesis T-Type, um Tyrant aperfeiçoado criado pela Umbrella para matar todos os sobreviventes do S.T.A.R.S..

O jogo se passa 1 dia antes dos acontecimentos de RE2, e termina 1 dia depois. Nele, a protagonista é Jill Valentine, a mesma personagem de RE1/Remake.

Após os incidentes na Mansão Spencer (RE1/Remake), Jill decide ficar em Raccoon City para investigar as ações da Umbrella. Porém, um vazamento acidental do T-Virus nos laboratórios subterrâneos da Umbrella (RE2) faz com que todos os habitantes da cidade sejam infectados, e nem mesmo a polícia local e o grupo de mercenários da Umbrella (UBCS, enviados para resgatar sobreviventes) conseguem sobreviver.
No meio do caos, Jill se vê obrigada a escapar da cidade de alguma maneira, porém, ao reencontrar um dos membros do S.T.A.R.S. que tinha ficado na cidade, Brad Vickers (piloto do helicóptero de RE1), ela fica sabendo da existência de uma criatura enviada para matar todos os sobreviventes do S.T.A.R.S.: Nemesis. Logo, Jill, auxiliada pelo mercenário Carlos Oliveira, deve escapar do monstro e sair da cidade antes que o governo americano envie mísseis nucleares para destruir qualquer sinal de infecção.

Com uma jogabilidade melhor, em RE3 os personagens podem se esquivar de ataques, mirar automaticamente e também fabricar munição através de pólvoras. Além disso, ao terminar o jogo, o minigame The Mercenaries é liberado, onde você pode controlar 1 dos 3 mercenários da UBCS.






Armas

Epílogos Traduzidos

Review em Vídeo





Lançado em 2000 para Dreamcast, Resident Evil Code:Veronica teve 2 versões, sendo a Code:Veronica X a versão ocidental. Logo após, foi lançado para PlayStation 2 e GameCube, e em 2011, uma versão em High-Definition foi lançada para PlayStation 3 e Xbox 360, fazendo parte do pacote Resident Evil HD Collection.

Protagonizado por Claire Redfield, já conhecida de RE2, o jogo se passa 3 meses após a destruição de Raccoon City. A história começa em uma base da Umbrella em Paris, onde Claire se infiltra na procura de seu irmão Chris Redfield (RE1/Remake), porém é capturada e levada até a Ilha Rockfort.
Após um estranho ataque à ilha, onde o T-Virus foi liberado, Claire se vê novamente num pesadelo, e deve escapar de lá. Ela conhece um jovem chamado Steve Burnside, e juntos devem cooperar para que possam sobreviver às criaturas.
Claire manda um pedido de ajuda para Chris, através de Leon, usando um computador na ilha. E enquanto Chris se dirige até a ilha, Claire descobre a existência da família Ashford, que durante anos administravam o local e desenvolviam experimentos com o vírus T-Veronica, obtido através de formigas.

Apesar do jogo não possuir o sistema de esquiva, presente em RE3, ele ainda possui a mira automática. E por ter sido lançado para consoles melhores, seus gráficos e ângulos de câmera mudaram, mostrando os cenários em 3D.






Detonado - Main Game

Nicholai's Report

Review em Vídeo





Lançado para diversas plataformas e considerado o melhor RE por alguns fãs, Resident Evil 4 marcou a mudança do gênero Survival Horror (presente nos REs clássicos) para Survival Action.
O jogo foi lançado em 2005, e até hoje são lançadas novas versões, principalmente para celulares. Tudo começou com GameCube, PlayStation 2, Nintendo Wii e PC. Por ser multiplataforma, RE4 é um dos campeões de venda da Capcom.

A história se passa 6 anos depois dos incidentes em Raccoon City (2004). Ashley Graham, a filha do presidente dos EUA, enquanto voltava de sua universidade, foi raptada e levada para algum lugar da Espanha. Leon Scott Kennedy (RE2), após se tornar um agente do governo, vai até um pequeno vilarejo chamado Pueblo na missão de resgatá-la, porém, ele se vê num lugar onde os moradores (Ganados) estão infectados por um parasita, chamado Las Plagas. Enquanto enfrenta os moradores infectados, Leon é auxiliado por Ingrid Hunningan e descobre que por trás do parasita, há um culto chamado Los Illuminados, comandado por Osmund Saddler, que utiliza o Las Plagas para controlar os Ganados.
Durante sua missão de resgate, Leon conhece Luis Sera, um misterioso espanhol que se tornou de grande ajuda para o policial. Leon também reencontra Ada Wong, que estava no local para roubar uma amostra do Las Plagas, e um antigo rival chamado Jack Krauser.

Após terminar o jogo, é possível liberar 3 minigames, dentre eles o já conhecido The Mercenaries, onde a missão dessa vez é matar o maior número de inimigos em um certo tempo. Também é possível liberar armas novas.








Detonado - Normal Game - Village
Detonado - Normal Game - Castle
Detonado - Normal Game - Island
Detonado - Separate Ways
Detonado - Assignment Ada

Ada's Report

Review em Vídeo
Review - RE4 Mobile Edition

Trophies/Achievements - RE4 HD (PS3 & Xbox 360)

Making Of
Atores

Tutorial de Instalação de Mods (Versão PC)
Instalando Mods Customizados (Versão PC)

Mod - Melhora Gráfica 2.0
Mod - Melhora de Cutscenes

Mods - Escopetas

Mod - Sheva Alomar ~ Ada Wong
Mod - Jill Valentine ~ Ada Wong
Mod - Ashley's New Armor





Lançado em 2012 para o portátil Nintendo 3DS, Resident Evil: Revelations foi a primeira aposta da Capcom no survival horror da franquia após o lançamento de Resident Evil 4. Utilizando a mesma engine de Resident Evil 5 (MT Framework), Revelations é um episódio que conta com diversos efeitos de iluminação e imagem excelentes para um portátil - isso em troca de uma boa parte da memória e processamento.
Revelations traz de volta os clássicos enigmas, dessa vez interativos graças à tecnologia touch do portátil. Também traz algumas adições em relação aos seus antecessores, como câmera em terceira pessoa melhorada, andar/recarregar atirando e o Genesis Scanner - um equipamento capaz de escanear o ambiente à procura de itens e rastros.

A história se passa em 2005, logo após os eventos de Resident Evil 4 e antes do episódio Lost in Nightmares de Resident Evil 5. Jill Valentine e seu novo parceiro, Parker Luciani, são enviados a um cruzeiro de luxo chamado Queen Zenobia, para investigarem o desaparecimento de Chris Redfield e sua parceira Jessica Sherawat, que procuravam por pistas relacionadas ao retorno da organização terrorista Il Veltro. Ao subirem a bordo do navio, são surpreendidos por criaturas conhecidas como Oozes, e acabam descobrindo que estes são originários da infecção do vírus T-Abyss. Um tempo depois, percebem que estão presos em um pesadelo ao mar, quando descobrem que o barco usado para chegar lá foi destruído.

Recebendo diversas críticas positivas e algumas negativas, Revelations ainda trouxe muitos elementos que ampliam a sensação de estar jogando um survival horror nos dias atuais. Munição bem limitada, cenários silenciosos e estreitos com criaturas que surgem a qualquer hora, novo sistema de vitalidade baseado em shooters (com efeitos na tela ao invés de barra de vitalidade), capacidade de nadar em alguns trechos, um novo sistema para a faca e granadas, sistema de desvio de ataques baseado em Resident Evil 3, e por fim, sistema de upgrades de armas diferenciado.
Além de tudo isso, o jogo ainda conta com um modo extra, chamado Raid Mode. Com uma mecânica diferente da campanha, esse modo consiste em eliminar todos os inimigos possíveis e chegar até o objetivo, passando por cenários da campanha. É como se fosse uma mistura do minigame The Mercenaries de Resident Evil 3 com os extras de mesmo nome dos jogos atuais.

Em 2013, após diversos pedidos de fãs, foi lançada a Unveiled Edition de Resident Evil: Revelations. Sendo um port em HD do portátil para os consoles de mesa (PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e a plataforma PC), essa versão veio com algumas adições além das novas texturas. Com a jogabilidade adaptada, trouxe também DLCs e novidades do Raid Mode, além de suporte à rede ResidentEvil.Net. O jogo também conta com um sistema de troféus e achievements diferente dos ports comuns.











Lançado em 2009 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, Resident Evil 5 é considerado por alguns o melhor multiplayer de RE já lançado. Utilizando a engine MT Framework, possui gráficos muito bons, e sua jogabilidade é a combinação de Resident Evil: Outbreak e Resident Evil 4.

Em RE5 é possível jogar com um amigo, em tela dividida ou então online. Controlando Chris Redfield ou Sheva Alomar, o jogador possui diversos recursos e cada um possui uma exclusividade.

A história se passa na África, 10 anos depois do incidente em Raccoon City, numa zona chamada Kijuju. Chris Redfield, trabalhando para a Bioterrorism Security Assesment Alliance (BSAA), é convocado para prender Ricardo Irving, acusado de negociar B.O.W.s no mercado negro. Ao chegar em Kijuju, Chris é recebido pela sua parceira nessa missão, Sheva Alomar, da divisão africana da BSAA.
Atravessando Kijuju, eles percebem que algo está errado. Os habitantes começam a agir de forma estranha, similar aos Ganados relatados em um documento de Leon (RE4). Logo eles percebem que esses habitantes (Majinis) estão infectados pelo parasita Las Plagas também.
Ao encontrarem Irving, Chris e Sheva descobrem um projeto chamado Uroboros, onde a diretora da empresa farmacêutica Tricell, Excella Gionne, está envolvida. Logo, eles se veem em uma nova missão, para descobrir mais sobre esse projeto. Enquanto isso, Chris pensa mais sobre seu passado e sua parceira que foi dada como morta, Jill Valentine, durante uma missão em 2006.

Após terminar o jogo, o minigame The Mercenaries é liberado, e segue o mesmo modelo de RE4. Podendo controlar 1 dos 10 personagens, é possível jogar sozinho, em dupla (tela dividida ou online) ou então em um modo onde o número de inimigos é triplicado (exclusivo da versão PC, se chama No Mercy).
Também é possível jogar em mais 4 modos, podendo comprá-los na PlayStation Network/Xbox Live, ou então na versão Gold Edition de RE5. Esses modos são Versus (onde é possível jogar com até 4 jogadores em 4 modos), The Mercenaries Reunion (um The Mercenaries com 8 personagens extras), Lost In Nightmares (que conta a missão de Chris e Jill em 2006) e Desperate Escape (um capítulo que conta o que aconteceu com Jill após um dos eventos do jogo).



















Lançado em 2012 para PS3 e Xbox360, Resident Evil 6 foi o jogo mais esperado do ano devido à excelente estratégia de marketing. Também foi o jogo mais criticado pela mídia e por sites especializados.

Utilizando a engine MT Framework 2.0, Resident Evil 6 segue o mesmo padrão shooter de seu antecessor, porém com mais ação e novos recursos, como andar atirando e desviar de ataques manualmente. Dessa vez, é possível controlar 7 personagens, sendo 4 deles clássicos: Leon, Chris, Sherry e Ada. Os novos personagens são Helena Harper, Piers Nivans e Jake Muller.

A campanha é dividida entre os 4 protagonistas - Leon, Chris, Jake e Ada - e se passa em diversas regiões do mundo. Com Leon, a história começa nos Estados Unidos; Com Chris, a história começa na China; Com Jake, a história começa na Europa, e com Ada a história começa embaixo da água... Diferente de RE5, a campanha é dividida em 5 capítulos para cada, porém esses capítulos são longos e os mapas são grandes. Existem 4 dificuldades, sendo elas: Amateur, Normal, Veteran e Professional.

O jogo ainda conta com um sistema de SKILLS equipáveis que podem mudar muito a experiência do jogador. Esses skills também substituem o sistema de tune-up das armas em RE5, podem acrescentar resistência, permitir armas infinitas, além de outras funções.
Outro sistema, relacionado ao gameplay, é o de stamina. Os personagens possuem uma barra de stamina, chamada de Combat Gauge, onde ela diminui em quadrados dependendo de certas ações do jogador. Usar combate corpo a corpo e deslizar são funções que diminuem a barra, que pode ser dobrada apenas com um skill.

A história gira em torno do C-Virus, uma mistura do T-Virus e o T-Veronica. Existem 2 meios de infecção, que são por gás ou por injeção, e isso influi na campanha dos personagens: Humanos infectados através do gás se tornam zumbis, e humanos infectados através de injeção se tornam J'avos, uma espécie de Majini mais poderosa, rápida e inteligente. Leon enfrenta apenas zumbis, Chris e Jake enfrentam apenas J'avos e Ada enfrenta os dois tipos.

Nesse jogo não há a necessidade de finalizar a campanha para liberar o minigame The Mercenaries. O modo já vem desbloqueado desde o início, porém, para liberar os personagens secundários - Helena, Piers, Sherry e Ada - é necessário finalizar as campanhas. Também há um novo modo, chamado Agent Hunt. Nele, o jogador assume o papel de uma B.O.W. e deve caçar jogadores que estão jogando online e matá-los.
Em The Mercenaries, o padrão continua o mesmo de RE5, com combos, Time Bonus e Combo Bonus. Porém, dessa vez o Combo Bonus não é um relógio de areia, e sim um cristal verde que pode ser quebrado com dano físico ou tiros. O sistema de pontuação mudou e não é exibido ranks escritos. Porém, ao lado da pontuação, é mostrado uma medalha de rank/performance que vai de D até S.

O jogo ainda conta com algumas funcionalidades da rede ResidentEvil.Net, onde é possível compartilhar recordes, pontuações e até adquirir alguns itens para o jogo, como roupas especiais para os personagens em The Mercenaries. Constantemente ocorrem eventos de speedrun, kills e outros em RE6, e esses eventos rendem RE Points, usados para liberar diversas coisas no site (inclusive as roupas especiais, chamadas de EX2).

Um tempo após o lançamento, foram lançadas as DLCs do modo Versus, e em 2013 foi lançada a versão PC do jogo com o modo extra em The Mercenaries: No Mercy. O modo retorna de RE5 trazendo personagens extras exclusivos, que são os protagonistas do jogo Left 4 Dead. Também foram lançados alguns updates para câmera, adicionado uma nova dificuldade (No Hope) e incluíram um parceiro opcional na campanha de Ada, chamado Agent.

As DLCs do Versus são separadas, e são 4 modos: Survivors, Siege, Predator e Onslaught. O Survivors é idêntico ao de RE5, sendo um deathmatch/team; Siege consiste em uma missão de defesa, com agentes controlados pela inteligência artificial tendo de ser protegidos das B.O.W.s pelos jogadores; Predator é uma mistura de Agent Hunt com The Mercenaries, onde um jogador aleatório recebe a chance de controlar um dos monstros do jogo - Ustanak - e deve matar todos os agentes, enquanto eles devem sobreviver até o tempo acabar ou matar Ustanak; Por fim Onslaught é uma espécie de Slayers, porém 1 contra 1, e ocorre em duas salas. As B.O.W.s mortas em uma das salas teleporta até a outra, e ganha quem sobreviver até o tempo acabar ou caso o outro jogador morra.

Os loadouts em The Mercenaries e o Versus são completamente diferentes, e as roupas EX1 possuem os mesmos equipamentos das roupas EX2 (liberada na RE.NET) e EX3 (obtidas através de eventos no site).