Spin-Offs


Confira nesta página informações resumidas sobre todos os spin-offs da franquia.




Lançado em 2003 para PlayStation 2, conta com diversas novidades na jogabilidade, porém mantendo o estilo survival horror e a câmera clássica. Foi o primeiro jogo da franquia a ter suporte online, e atualmente seus servidores estão extintos.
É possível controlar um dos 8 personagens disponíveis, e cada um possui uma especialidade e uma história de vida diferente. A única característica em comum entre todos é que são civis.
O jogo conta com 5 cenários diferentes e diversas dificuldades, algumas que podem ser desbloqueadas. A história de cada cenário gira sempre em torno de um ou dois personagens, e fazem parte da cronologia, envolvendo personagens de Resident Evil 2 e 3.

As inovações de Resident Evil: Outbreak foram: Sistema de golpes físicos, inventário em tempo real, troca de itens, falas em tempo real entre os personagens, taxa de infecção, movimentação (rastejar e carregar jogadores/NPCs), itens exclusivos para cada personagem (ocupam um espaço exclusivo) e Special Items.











A segunda parte de Resident Evil: Outbreak foi lançada em 2004, como resposta ao bom número de vendas do primeiro jogo. Porém, File #2 não vendeu muito, e foi considerado como um fracasso em vendas.
Sendo uma extensão ao primeiro jogo, porém com algumas novidades, o jogo trouxe de volta os personagens e os recursos do jogo anterior, incluindo o suporte online. Esse suporte atualmente está extinto assim como com seu antecessor.

Com novos mapas e extras, File #2 conta com um sistema de saves único da série Outbreak. Extras desbloqueados no primeiro jogo podem ser acessados nesse, e a maioria dos extras desbloqueados em File #2 podem ser usados no primeiro jogo.

As novidades em relação ao seu antecessor são: Tempo reduzido de loading, melhor processamento do inventário, itens extras para cada personagem (além dos exclusivos), balanceamento das habilidades dos personagens e balanceamento dos inimigos, e um novo comando - "Sorry".










Lançado para Nintendo Wii em 2007 e remasterizado para PlayStation 3 em 2012, Umbrella Chronicles é um jogo on-rails que conta os acontecimentos em Raccoon City (Resident Evil Zero até Resident Evil 3) de forma resumida e não-canônica, com alguns cenários que complementam a história da cronologia, sendo 2 deles após a destruição da cidade.
São 4 capítulos: Train Derailment (Resident Evil Zero), Mansion Incident (Resident Evil/Remake), Raccoon's Destruction (Resident Evil 3) e Umbrella's End.
Dentro desses capítulos há diversos cenários, alguns que são liberados após obter um certo ranking em um capítulo ou cenário. É possível escolher um personagem entre dois na maioria dos cenários, enquanto em alguns é possível escolher apenas um. Também é possível jogar com um parceiro em cenários com 2 personagens.

Alguns cenários são semelhantes aos de Resident Evil: Outbreak File #2, porém vistos em uma perspectiva diferente (primeira pessoa). Exemplos são o metrô de Raccoon City, R.P.D. e o Apple Inn. Também são destrutíveis, ou seja, é possível atirar em lâmpadas e diversos outros elementos. Algumas armas, ervas e até mesmo Files podem ser encontrados destruindo objetos.

Diferente da série Outbreak e Resident Evil 4, Umbrella Chronicles não conta com um sistema de melee. Porém, é possível usar a faca para aniquilar criaturas grudadas na tela, e também é possível contra-atacar inimigos quando agarrado.










O segundo jogo da série Chronicles foi lançado em 2009 para Nintendo Wii e remasterizado para PlayStation 3 em 2012. Ainda sendo on-rails, trouxe algumas inovações e conta as histórias de Resident Evil 2 e Code:Veronica de forma resumida e não-canônica. Também traz um capítulo exclusivo que conta um pouco da história de Jack Krauser (no qual foi citado pelo personagem em Resident Evil 4). Diferente de seu antecessor, The Darkside Chronicles foca na destruição e a morte - o lado negro da história de Resident Evil - como o título indica.

O jogo trouxe algumas inovações em relação ao seu antecessor, mais relacionadas à parte visual: Gráficos melhores, a câmera treme mais, é possível ver o personagem recarregando a arma e é possível ver o parceiro.
Também é possível obter e guardar uma erva para utilizá-la a qualquer hora, dar headshots mais facilmente, e customizar as armas por atributos (poder de fogo, tempo de recarga etc).

O jogo é dividido em 3 capítulos, que são retomados às vezes ao chegar em algum trecho: Operation Javier, Memories of a Lost City (Resident Evil 2) e Game of Oblivion (Code:Veronica). Diferente de Umbrella Chronicles, agora é possível jogar com um parceiro até o final, em todos os capítulos.











Produzido pela Slant Six Games, Operation Raccoon City foi lançado em 2012 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Com uma história completamente não-canônica, o jogo tem um foco na ação e multiplayer, e mostra alguns cenários clássicos de Raccoon City (durante os eventos de Resident Evil 2 e 3) por uma outra perspectiva.
Duramente criticado, e considerado um fracasso em vendas tanto pela Capcom quanto pela Slant Six, o jogo é desbalanceado em relação às armas, e também conta com uma série de bugs no modo Versus. Mesmo assim, sua campanha e seu multiplayer são divertidos e desafiadores para alguns.
Durante a pré-venda e após, foram oferecidas e lançadas algumas DLCs de armas para a campanha e multiplayer. Depois, uma nova campanha dividida em 3 DLCs foi lançada, juntamente com um modo multiplayer exclusivo para Xbox 360.

O jogo conta a história de membros da Umbrella Security Service que estão em Raccoon City para destruir qualquer evidência que incrimine a organização - incluindo pessoas que testemunharam a destruição da cidade. Para isso, eles devem passar por diversos trechos da cidade administrados pela Umbrella enquanto enfrentam criaturas já conhecidas da série.
A campanha da Spec-Ops (DLC) é a contraparte da campanha principal. Os membros do time Echo Six, enviados pelo governo dos Estados Unidos, devem coletar evidências que incriminem a Umbrella enquanto ajudam os sobreviventes na cidade.
As duas campanhas, porém, não possuem nenhuma relação entre si.

Introduzindo um novo sistema de habilidades na série, Operation Raccoon City separa os personagens por classes, cada uma especializada em algo: Assault, Recon, Medic, Demolition, Field Scientist e Surveillance. Cada uma possui habilidades exclusivas que podem ser utilizadas passivamente ou por ativação.

O multiplayer é separado por três categorias: Campanha da USS, campanha da Spec-Ops e Versus. No Versus, existem 4 modos, sendo o quinto exclusivo de Xbox 360: Team Attack (Team Deathmatch), Survivor (sobreviver e escapar em um helicóptero), Heroes (Team Deathmatch com personagens clássicos da cronologia), Biohazard (variante de Capture the Flag) e Nemesis (Team Deathmatch com a opção de assumir o controle da B.O.W.).