domingo, 4 de dezembro de 2011

Cronologia da série



Confira nesse post, todos os acontecimentos da saga Resident Evil, separados pelas datas.

ORIGENS

1966:
Ozwell E. Spencer, Edward Ashford e James Marcus, juntamente com seu aluno Brandon Bailey descobrem uma planta chamada Stairway to the Sun na região de Kijuju na remota África que, segundo as lendas, seria capaz de dar grandes poderes às pessoas que sobrevivessem ao seu pólen venenoso. É a origem do vírus Progenitor.

Ozwell, Edward e James fundam uma companhia chamada Umbrella para pesquisar o potencial do vírus em armas biológicas. Como cobertura, a empresa também trabalhava no ramo de remédios, e se torna uma das maiores megacorporações do mundo.

1968: Morte acidental de Edward Ashford pelo seu filho Alexander. Esse incidente ajuda Spencer a ter um controle ainda maior da companhia.

1968 - 1979: Construção e fundação de um laboratório de pesquisas nos subterrâneos da mansão de Spencer nas montanhas Arklay.

1977: James Marcus, usando o DNA de sanguessugas e o vírus Progenitor, cria o T-Vírus.

Dois pesquisadores, Albert Wesker e William Birkin, começam a trabalhar no laboratório de Arklay.

1983: Alexia Ashford, filha de Alexander Ashford, se torna uma pesquisadora no laboratório da Umbrella na Antártica.

Alexia e seu irmão, Alfred, testam um novo tipo de vírus, o T-Veronica Virus, criado pela mesma com o vírus Progenitor e os genes de uma formiga rainha, em seu próprio pai, Alexander, que se transforma em um monstro. Alexia percebe que o vírus requer maturação de vários anos antes de poder ter os efeitos desejados, e após injetar o vírus em si mesma, entra em sono criogênico.

1987: A cidade próxima ao laboratório de Arklay, Raccoon City, começa a receber doações vultuosas de fundos da Umbrella, que usa a sua influência para construir diversos laboratórios e propriedades ocultas.

1988: Um Tyrant inteligente infectado com um parasita chamado NE-Alpha, Nemesis, é criado na filial européia da Umbrella.

William Birkin descobre o G-Vírus no corpo mutado de Lisa Trevor, filha do arquiteto da mansão Spencer, George Trevor.

Dr. James Marcus é assassinado. Nesse momento, Ozwell Spencer tem o controle absoluto da Umbrella.

1995: Wesker é trasferido para o serviço secreto da Umbrella.

1996: Wesker cria o grupo especial S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais) em Raccoon City, que é uma divisão especial da R.P.D (Raccoon Police Department - Departamento de Polícia de Raccoon).

1997: O tenente Billy Coen da Marinha é enviado à África e, após uma desastrosa missão,é acusado do assassinato de vinte e três pessoas e condenado à morte.

1998, Maio: O acidente inicial no laboratório em Arklay. Todos os pesquisadores são infectados pelo T-Vírus, que transforma as pessoas em zumbis sedentos de sangue.

1998, Junho: Primeiros casos de assassinatos misteriosos e desaparecimentos da floresta de Raccoon. A equipe S.T.A.R.S começa a investigar.




RESIDENT EVIL ZERO

1998, 23 e 24 de Julho:
Rebecca Chambers, novata da equipe Bravo dos S.T.A.R.S junto com o ex-tenente da marinha Billy Coen encontram o ressuscitado James Marcus e depois de atravessarem os horrores de um dos laboratórios da Umbrella, conseguem derrotá-lo. Rebecca se despede de Billy e segue até uma certa mansão aonde ela planeja se reunir com seus colegas de equipe.


RESIDENT EVIL

1998, 24 de Julho: A equipe Alpha do S.T.A.R.S investiga o desaparecimento da equipe Bravo e entra na Mansão Spencer. Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker investigam a mansão e encontram horrores inimagináveis.

1998, 25 de Julho: Na manhã do dia 25, a traição de Wesker é revelada, ele se injeta com um vírus especial e "se mata" ao entrar na frente da maior arma da Umbrella, o Tyrant. Chris, Jill, Barry e Rebecca conseguem destruí-lo e escapam da mansão, que explode em chamas.

1998, Agosto: Ninguém acredita nas histórias dos membros sobreviventes do S.T.A.R.S: a equipe é suspensa, mas Chris continua a investigar. Em seguida, ele e Barry partem para checar a filial européia da Umbrella, deixando Jill para continuar as investigações em Raccoon.

1998, Setembro: A filial francesa da Umbrella envia um time de mercenários para roubar o resultado da pesquisa de William Birkin, o G-Vírus. Após ser metralhado por um dos mercenários, Birkin injeta a si próprio com o vírus e, após um acidente, o T-Vírus escapa para os esgotos de Raccoon, contaminando ratos e assim criando zumbis por toda a cidade.



RESIDENT EVIL 3, PARTE 1

1998, 28 de Setembro:
Jill escapa do seu apartamento e encontra Carlos Oliveira, um mercenário a serviço da Umbrella. Juntos eles tentam escapar dos zumbis e de um novo monstro que está caçando os membros do S.T.A.R.S, o Nemesis. No confronto, Jill é infectada com o T-vírus e desmaia.


RESIDENT EVIL 2

1998, 29 de Setembro: Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Ada Wong chegam à Raccoon City. No Departamento de Polícia eles encontram Sherry Birkin, e após navegar os laboratórios secretos da Umbrella, conseguem destruir William Birkin e escapar.


RESIDENT EVIL 3, PARTE 2

1998, 1 de Outubro: Jill é curada pela vacina encontrada por Carlos. Ela consegue destruir o Nemesis e foge da cidade em um helicóptero pilotado por Barry Burton, e ao mesmo tempo testemunha a destruição de Raccoon City por mísseis lançados pelo exército.


RESIDENT EVIL SURVIVOR

1998, Novembro: Ark Thompson, um agente colega de Leon, destrói um laboratório de pesquisa da Umbrella na ilha Sheena.


RESIDENT EVIL CODE: VERONICA

1998, Dezembro: Claire, ao tentar invadir a filial da Umbrella em Paris, é capturada e levada para a ilha Rockfort, uma ilha localizada na América do Sul usada para servir de prisão da Umbrella. A ilha é atacada, e os prisioneiros de lá são contaminados e se tornam zumbis. Claire e um prisioneiro chamado Steve Burnside enfrentam o último dos Ashford, Alfred, e escapam em um avião. O avião cai em uma base da Umbrella na Antártica, e Claire e Steve são capturados pela recém-ressuscitada Alexia. Mas Chris Redfield aparece para resgatar a irmã, enfrenta uma aparição surpresa de Wesker e destrói Alexia.



O COMEÇO DO FIM

2000 - 2002:
O governo americano tenta acabar com as operações da Umbrella, mas através de manipulações legais e subornos, consegue eliminar as provas e se livrar da culpa dos genocídios.


RESIDENT EVIL DEAD AIM

2002: Um antigo empregado da Umbrella, Morpheus D. Duvall, usa o T-Vírus em um navio de viagem chamado Spencer Rain.
Um agente do governo americano, Bruce McGivern, e uma agente do governo chinês, Fong Ling, conseguem frustrar os planos de Morpheus e destruir o navio.


RESIDENT EVIL THE DARKSIDE CHRONICLES

2002: Dois agentes do governo americano, Leon S. Kennedy e seu parceiro Jack Krauser, são enviados a uma remota vila chamada Amparo em algum lugar da América do Sul. Lá eles encontram uma misteriosa jovem chamada Manuela, com conexões ao legado do Veronica Virus, e enfrentam Javier Hidalgo, um traficante de drogas que está usando armas biológicas para fortalecer o seu domínio da região.


RESIDENT EVIL THE UMBRELLA CHRONICLES

2003: Chris e Jill invadem a última base da Umbrella na Rússia, e destroem o modelo mais avançado de Tyrant já criado, o T.A.L.O.S. Ao mesmo tempo, Wesker se apropria de todos os dados de pesquisa da companhia e formata o supercomputador Red Queen: é o primeiro passo para finalmente destruir a megacorporação.

Wesker testemunha no tribunal apresentando evidências conclusivas. A Umbrella é finalmente considerada culpada de todas as acusações e tem todos os seus bens confiscados, marcando o fim da empresa.




UM NOVO COMEÇO

2003:
Albert Wesker usa os recursos da empresa Tricell e os dados roubados na base na Rússia para continuar a produção de armas biológicas.


RESIDENT EVIL 4

2004: Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos, é seqüestrada, e Leon é enviado à Espanha para resgatá-la. Lá ele encontra um novo tipo de infectados, inteligentes e àgeis, criados por um parasita chamado "Las Plagas". Ele consegue resgatar Ashley, mas Ada Wong rouba a amostra do parasita sob ordens de Wesker.


RESIDENT EVIL DEGENERAÇÃO

2005: Claire Redfield, agora membro de uma ONG que ajuda vítimas do bioterrorismo chamada Terra Save, vai para Harvardville se encontrar com uma amiga. O T-Vírus é lançado no aeroporto e quem estava lá é infectado. Leon S. Kennedy é enviado para ajudar a contêr a infecção, descobre o G-Vírus em posse da Willpharma e destrói Curtis Miller.


RESIDENT EVIL 5

2009: Chris faz parte da B.S.A.A, uma organização não-governamental que tem o propósito de combater armas biológicas, e vai investigar um incidente na Àfrica junto com sua parceira Sheva Alomar. Lá ele enfrenta nativos infectados com o parasita Las Plagas e o próprio Wesker, que usa um novo tipo de vírus chamado Uroborus para eliminar o par. Após uma longa luta, eles conseguem destruir o monstro em que Wesker se tornara, acabando com o pesadelo de uma vez por todas.




























... ou talvez não.

Fontes: Revista Nintendo World Nº 129
Correção e adaptação: Claire Thousand's

2 comentários:

  1. Legal! É sempre bom ter postagem assim, pois muita gente chega para jogar RE no cru. Então ter referência dos outros jogos e saber por alto o que aconteceu neles é melhor para quem quer saber mais da história!

    ResponderExcluir
  2. Tem coisa errada ai, o Wesker não vai testemunhar no tribunal, já que era um bioterrorista procurado.

    ResponderExcluir