sábado, 17 de dezembro de 2011

Review - Marvel Vs Capcom 3: Fate Of Two Worlds



Bom, nesse post falarei um pouco sobre esse jogo, lançado para PlayStation 3 e Xbox 360.





Menus

Os menus ficaram muito legais, com 2 personagens do lado das opções. Um é da Marvel e outro é da Capcom (óbvio).
Dependendo da opção escolhida, a câmera pode dar um zoom no cenário e ir para os lados, revelando mais 2 personagens. Por exemplo, escolhendo o OFFLINE MODE, Ryu e Wolverine dão lugar para Dante e Deadpool. Escolhendo outras opções, 2 personagens diferentes são revelados, e assim por diante.

______________________




Personagens

A Capcom fez uma boa seleção de personagens, e incluiu Chris Redfield e Albert Wesker, ambos com as roupas de Resident Evil 5. Além disso, incluiu outros personagens novos nessa série, como por exemplo, She Hulk e Deadpool.
Alguns personagens que antes eram escolhidos como SPECIAL HEROES (onde você apertava alguns botões e eles apareciam e soltavam algum ataque, como em Marvel Vs Capcom de PS1), foram movidos para personagens jogáveis. Exemplo disso é o Arthur e Thor.

Também houve uma pequena troca de personagens, como por exemplo o Zero no lugar do Megaman, e o Haggar no lugar do Zangief.

Na imagem, também temos spoilers de mais personagens novos, como por exemplo Akuma. O personagem Sentinel já é da casa, mas agora é jogável.

4 personagens são liberados se você terminar o modo Arcade. E mais 4 são liberados através de DLCs, como por exemplo, Jill Valentine e Shuma Gorath.


Chris e Wesker podem ser escolhidos logo no início, para o agrado dos fãs de Resident Evil.

______________________

Gráficos

Usando a mesma engine de Resident Evil 5 (MT Framework), o jogo ficou simplesmente incrível. A aparência dos personagens e cenários ficaram iguais aos de HQs (Histórias em Quadrinhos) da Marvel.

Não tenho muito a dizer sobre isso... Só digo que a Capcom caprichou nos gráficos desse jogo!

______________________

Jogabilidade

Antes de escolher os personagens (são 3), você pode escolher o modo de jogo. Se você é daqueles jogadores clássicos que gostam de fazer o "meia lua pra frente, soco forte e dá Hadouken", deve escolher o modo NORMAL. Agora, se você preferir apelar (como eu), escolha o modo SIMPLE, onde com apenas 1 botão você já pode desferir um Special Attack.

Durante a partida, os personagens além de poderem atacar os adversários, também podem chamar o time pra ajudar. Por exemplo, se o time for Chris-Dante-Wesker, durante a luta Chris pode chamar Dante pra desferir um ataque rápido, ou pode chamar Wesker.

E é claro, também é possível trocar os personagens durante a luta, como já visto no modo Cross Over da série. Enquanto um substitui o outro, este recupera a vitalidade.
Porém, a troca de personagens, ou o pedido de ajuda, pode ser arriscado durante certos golpes do adversário. Afinal, o inimigo pode acertar seu parceiro e até mesmo derrotá-lo.

E uma coisa que achei interessante, é o Air Combo. Caso você atinja seu inimigo várias vezes, é possível continuar atacando antes de mandá-lo ao chão, simplesmente chamando seu time pra atacar.
Assim, é possível derrotar o time adversário rapidamente. Porém, os adversários podem contra-atacar no ar e mandá-lo à parede, cancelando o Combo.

Outra coisa que curti, é o X-Factor. Apertando alguns botões, todos os personagens do seu time começam a brilhar, e além de aumentar a força temporariamente, também recuperam a vitalidade mais rapidamente.
Porém, o X-Factor só pode ser usado 1 vez.

E a última coisa, é que dá pra você forçar uma troca de personagens do adversário, ao custo de uma barra de energia. Com uma sequência de botões (que ainda não sei exatamente qual é), o personagem desfere um golpe ÚNICO, e caso o adversário esteja perto, ele é arremessado, e outro personagem é escolhido pra lutar.

______________________

Boss

ATENÇÃO AOS SPOILERS!

O chefão do jogo é o Galactus. Antes de enfrentá-lo, ele invoca uma ilusão do Akuma ou do Wesker, e quando a barra de vitalidade estiver na metade, outro vilão é invocado.

Após derrotar a dupla de ilusões, é a vez de enfrentar Galactus. Ele normalmente ataca com as mãos, socando o chão ou forçando a troca de personagens seus.

Quando a vitalidade dele estiver na metade, concentre-se em atacá-lo sem parar, pois ele poderá atacar com as 2 mãos, esmagando seu personagem, ou usar lasers nos dedos ou nos olhos.

Uma dica para derrotá-lo rapidamente, é aumentar a barra de energia até o nível 5, e usar Team Combo, fazendo com que os 3 (ou os personagens restantes) ataquem de uma vez só.

______________________

Sobre os Personagens de Resident Evil

Bom, eu joguei com Chris e Wesker (só falta a Jill), e aí vai minhas opiniões sobre os dois:


Chris - Apesar de não largar aquela pistola, Chris é forte e pode usar várias armas. Seus golpes especiais são poderosos, sendo eles:
Grenade Launcher Combo (onde ele usa 4 tipos de granada: Nitrogen, Flame, Electric e Explosive);
LTD (onde ele dispara 3 vezes com o Laser Targeting Device, é possível ajustar a mira);
Weapon Combo (onde ele vai atacando com a maioria das armas e finaliza com uma Rocket Launcher).


Wesker - Apesar de possuir golpes especiais mais fracos do que os do Chris (com exceção do último golpe), é um personagem muito rápido que pode até se teleportar NO AR.
Além disso, no modo de jogo NORMAL, Wesker utiliza sua pistola. Com apenas 1 comando, ele dispara tanto em terra quanto no ar, facilitando a defesa.
Seus especiais, na minha opinião, são meio estranhos. O primeiro faz com que ele atravesse a tela inteira, de parede em parede várias vezes, acertando o inimigo (esse golpe até que é fraco). O segundo é o Rhino Charge, que apesar de ser mais forte, tem pouco alcance, ou seja, pra acertar, o adversário deve estar do seu lado (esse cancela a defesa do inimigo). O último, é uma sequência de socos e chutes, e é finalizada por um míssil que ele atira no ar (esse é o mais poderoso).

______________________


Sobre Jill Valentine

Ainda não joguei com ela, mas vi gameplays e analisei todos os golpes dela.

Aparentemente, ela é muito rápida (não chega ao nível do Wesker ainda), porém é fraca e possui golpes especiais ridículos pra uma personagem tão boa.

Seu primeiro especial faz com que ela gire no ar, disparando suas machine guns, e acerta a tela inteira. Ou seja, o inimigo não tem onde se esconder.
O segundo é uma sequência de chutes no ar, que provoca um certo dano.
O último, faz com que ela fique muito mais rápida, podendo atravessar a tela rapidamente por pouco tempo.

Enfim, ela é uma personagem que combina agilidade com pouca força. Um elemento essencial em um time com personagens de RE.


PS: Eu curti a música tema dela!

E pra finalizar, uma curiosidade: Pra quem esteve acompanhando as notícias de lançamento do jogo, devem estar sabendo que hackers do fórum Shoryuken conseguiram liberar a Jill no próprio CD, sem precisar comprar DLCs nem nada.
Pra conferir uma matéria sobre isso, clique aqui.

OBS: A matéria original do fórum Shoryuken foi excluída devido à pedidos da Capcom.

______________________


Bom, espero que tenham gostado! ^^

2 comentários:

  1. Parabéns, bela postagem. Eu joguei esse jogo recentemente, mas não achei grande coisa. Só o que salva nele para mim é poder jogar com os personagens de RE. Mas jogarei mais mais vezes, talvez com o tempo eu me anime a jogar mais! ^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Gostei muito de sua postagem. Sendo veterano em games de luta,gostei bastante dele e seu review ficou completo. Gostei bastante.

    ResponderExcluir