quinta-feira, 26 de junho de 2014

[RE5] Detonado - Main Game


Resident Evil 5 foi lançado em 2009 para PlayStation 3, Xbox 360 e posteriormente para PC. Anunciado um ano após o lançamento de Resident Evil 4, em 2005, foi um dos jogos que mais sofreram alterações durante seu desenvolvimento e com uma das melhores campanhas publicitárias da franquia.

Chris Redfield, o herói já conhecido de Resident Evil, se juntou a uma nova organização - a Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA) e partiu para a África, num vilarejo onde uma última ameaça em bioterrorismo estava transformando pessoas e animais da cidade em criaturas enlouquecidas. Logo ao chegar, é recebido por Sheva Alomar, que além de guiá-lo como uma parceira, também fornece a sua força, inteligência e habilidade para a missão.

Durante a trama, Chris e Sheva devem enfrentar uma série de desafios e B.O.W.s infectadas pelo vírus Uroboros. Passando por diversas regiões da África, desde vilarejos destruídos até ruínas subterrâneas, a dupla descobre mais sobre a organização Tricell e seu envolvimento com o Uroboros.

Após terminar a campanha é possível jogar com Sheva Alomar, e terminando dentro de 5 horas, uma Rocket Launcher infinita é desbloqueada. O minigame The Mercenaries também é desbloqueado.



Com uma jogabilidade mais dinâmica em relação ao seu antecessor, Resident Evil 5 se destaca pelo sistema de inventário em tempo real, um recurso reaproveitado da série Outbreak (PS2). Algumas funções também vieram de seu antecessor, como o botão para faca e Quick-Time Events. Ainda em fase experimental, também trouxe o side-walking para uma das configurações de controle. Além disso, o mapa também ficou mais dinâmico e pode ser ativado em tempo real, ocupando uma parte da tela. E em co-op, é possível localizar o parceiro ao toque de um botão. 
O co-op de Resident Evil 5 não se resume apenas em batalhas e ajudas rápidas, mas também na progressão do jogo: Em alguns pontos, Chris e Sheva devem cooperar para abrir uma porta, ou pular em alguns lugares. Isso também vale para os itens coletados, onde um deve ajudar o outro sempre que possível para que possam sobreviver por mais tempo. Para facilitar a comunicação, alguns comandos da série Outbreak estão de volta, como por exemplo "Come On", "Thanks" e "Help".


O inventário consiste em uma grade com 9 quadrados, formando um quadrado 3x3. 4 deles são respectivos aos botões direcionais: Direita, Esquerda, Cima e Baixo. Ou seja, ao apertar um desses botões direcionais, o item posicionado no respectivo quadrado será equipado, seja uma arma, munição ou erva.
Podendo armazenar qualquer tipo de item, o inventário geralmente oferece algumas opções para alguns itens, quando selecionados:

Equip - Equipa o item. Não funciona para os itens Melee Vest e Bulletproof Vest.

Combine - Seleciona o item e possibilita selecionar outro, assim como em outros jogos. Não funciona para os itens Melee Vest e Bulletproof Vest.

Use - Funciona apenas para as ervas e sprays. Equipa o item e rapidamente o usa, independente da presença do parceiro.

Discard - Equipa o item e rapidamente o descarta. Não funciona para os itens Melee Vest e Bulletproof Vest.

Quanto às armas e munições, é possível carregar até 9 armas (completando todos os espaços), porém as munições são divididas em caixas dependendo do número de balas. Uma caixa corresponde à um espaço no inventário. Já as granadas de mão e ovos ocupam um único espaço.

Handgun Ammo - 1 caixa = 50 balas
Machine Gun Ammo - 1 caixa = 150 balas
Shotgun Shells - 1 caixa = 30 balas
Magnum Ammo - 1 caixa = 12 balas
Rifle Ammo - 1 caixa = 30 balas
Grenade Launcher Rounds - 1 caixa = 12 granadas
Granadas e ovos - 1 espaço = 5 itens


Quando o parceiro é agarrado por algum inimigo, a mensagem "Help" aparece no lugar de sua arma, em seu HUD. E quando ele é atingido muitas vezes, entra em estado "Dying": Por um tempo bem limitado, o personagem fica com 10% de sua vida e andando lentamente sem poder equipar/usar itens. Conforme esse tempo passa, a vida dele vai diminuindo, podendo diminuir consideravelmente caso algum inimigo o atinja.

Para ajudar o parceiro quando a mensagem "Help" aparece, é possível se aproximar e executar um golpe no inimigo que o está segurando. Alternativamente, é possível atirar no inimigo até ele soltar, ou utilizar outros recursos.
Quando a mensagem "Dying" aparece, só é possível ajudar ao se aproximar. A tela pisca, mostrando a câmera do parceiro rapidamente. Caso haja alguma erva ou spray no inventário, o personagem usará para curar o parceiro. Caso não haja, o personagem irá ressuscitar o parceiro batendo em seu peito, recuperando sua consciência a ponto de poder usar seus próprios itens, porém sofrendo com a vulnerabilidade.


1-1: Civilian Checkpoint

O início consiste em um tutorial para mostrar as principais interações com o jogo. Vá andando em linha reta pela rua e vire à esquerda quando chegar no grupo de pessoas espancando alguém.Veja a cutscene e siga em frente, chegando em um açougue. Ignore a entrada, vá pelo caminho à direita e entre pelos fundos. Caso seu parceiro esteja ao lado, fale com o homem e veja outra cutscene. Após, pegue as pistolas M92F na maleta, e em seguida, equipe a pistola. Outra cutscene aparecerá, e a partir daqui você estará mais "livre". Destrua a caixa de madeira logo à frente e depois, saia indo até o canto esquerdo para destruir 2 barris de madeira.
Desça a escada, vendo uma rápida cena com corvos. Haverá uma entrada ao lado, entre, abra a porta e colete os itens nessa área. Deixe o local, pela porta dos fundos, suba a escada e entre pela porta de onde vem os gritos.
Após a cutscene, atire no Majini. Tente mirar em locais que possibilitam um golpe: Cabeça, braços, joelhos e pés. Siga para o outro cômodo, pegue a munição na estante e salte pela janela. Siga para o caminho à direita para mais uma cutscene. Após, vire-se de costas para continuar o caminho e corra para a única porta aberta.
Após outra cutscene, pegue os itens do local e arrombe a porta de ferro com a ajuda de seu parceiro. Pegue os itens dessa sala e pule pela abertura do piso. Siga pelo local estreito e suba a escada de mão. Pegue os itens e saia pela porta, chegando em uma área externa. Ande pelo caminho à direita, e ao descer, certifique-se de pegar todos os itens antes de entrar pela porta. Mais uma cutscene aparecerá, e a partir de agora, fique atento e sobreviva até a chegada do helicóptero.

Estratégia

Há diversos itens nessa sala, porém, antes de pegá-los, empurre os dois armários na direção da porta e da janela, para bloqueá-las temporariamente. Esfaqueie as frutas, pois elas também contém itens.
Quando os dois armários forem destruídos, saia pela janela e vá até o canto à esquerda, que é o único lugar por onde os Majinis não pulam. Fique ali até a chegada do boss da fase, o Executioner, destruir o portão.
Depois de um tempo, uma rápida cutscene aparecerá, mostrando os Majinis invadindo a sala por cima. Fique atento, pois a partir daqui, os Majinis surgirão do caminho à direita do carro, por cima do carro e da janela. Quando o Executioner chegar e destruir o portão, saia desse local rapidamente, tomando cuidado com seus golpes (que deixam em estado Dying instantaneamente).
Siga até o portão duplo no final do mapa, mas antes, pule uma cerca próxima, à direita, e cheque a maleta para obter a metralhadora VZ61.  Ela é mais fraca que a pistola, porém a velocidade de disparo é obviamente maior, e isso pode ajudar a enfrentar o Executioner.
Vasculhe toda a área na procura de itens. Entre nas casas, suba no telhado, mate os Majinis para que eles possam dropar munição e ervas. Quando obter uma quantidade considerável de munição, caso queira enfrentar o Executioner, utilize os barris explosivos do cenário, as latas de óleo inflamáveis e os geradores de energia dos postes para enfraquecê-lo. Use também a metralhadora e granadas obtidas até então, aliadas à golpes, para enfraquecê-lo mais ainda.
Depois de um tempo, o helicóptero chegará e uma cutscene aparecerá.

1-2: Public Assembly

Caso você não tenha pego os itens anteriormente, eles não estarão mais disponíveis. Prossiga pelo portão que foi explodido e siga pelo único caminho disponível, ignorando o canal ao lado. Em frente ao portão duplo no final, desça pelo buraco e colete dinheiro. Entre pela porta dupla e depois entre na construção. Ao sair pela porta dos fundos, você encontrará uma escada de mão quebrada. Ignore-a, e siga pela esquerda, encontrando alguns Majinis nessa área. Colete os itens, e antes de entrar pela porta vermelha, ajude Sheva a subir pela escada de mão quebrada.
Caso esteja jogando com Chris: Sobreviva à horda de Majinis, e caso tenha deixado algum item, aproveite para pegar.

Caso esteja jogando com Sheva: Siga até a construção após os telhados, e pegue a chave juntamente com alguns itens dessa sala. Essa chave não será usada agora, mas servirá para abrir uma porta mais pra frente.

Siga pela porta vermelha, entre pela janela de uma construção e pegue o item dentro da caixa de madeira. Volte e siga pelo estreito caminho à esquerda, ao lado do muro com grade por onde o Majini pulou. Você chegará num local com algumas barracas e uma casa de dois andares à direita. De trás das caixas de uma barraca irá surgir um Majini, e na esquina da casa haverá outro. Ignore a escada, e entre pela porta para pegar mais alguns itens. Dentro da casa, suba para o segundo andar e pegue mais itens enquanto enfrenta mais alguns Majinis. Após, desça e siga até o portão de ferro para mais uma cutscene.
Uma garota loira aparece pedindo socorro dentro de uma casa. Antes de seguir para lá, use a chave obtida anteriormente para abrir a construção à esquerda. Dentro você irá encontrar a escopeta Ithaca M37. Saia e pegue mais itens embaixo da escada por onde deve seguir. Ao subir, outra cutscene aparecerá.
Para matar a Majini loira facilmente, você deve usar algum golpe insta-kill. Atire em suas pernas e use o golpe por trás (Neckbreaker - Chris, Throat Slit - Sheva). Caso contrário, uma Plaga sairá de sua cabeça, dificultando a batalha e resultando em desperdício de munição. Para matar a Plaga, use a escopeta.
Enfrente alguns Majinis e saia pela porta, descendo as escadas. Ao chegar nessa área, mais Majinis aparecerão. Ignore o portão duplo, pois ele está trancado. Após matá-los, siga até o final e vire à direita. Haverá uma porta e alguns barris no caminho à direita.
Abra a porta e explore o local escuro até encontrar uma escada. Siga em frente, pegando mais alguns itens e subindo as escadas de mão até encontrar um portão de ferro. Chute-o para ver mais uma cutscene. Pegue os itens nesse local, saia e entre no elevador. Após descer, siga pelo corredor e ignore porta à frente, apenas pegando os itens. Siga pelo corredor à esquerda até o final, pegue os itens e uma chave no cadáver em frente à um painel do incinerador. Volte à sala anterior para mais uma cutscene.

Uroboros

Uroboros

Esse monstro feito de Plagas derivadas do Uroboros pode sugar pessoas e se dissolver no chão. Porém, ele possui uma fraqueza ao calor, ou seja, granadas incendiárias e explosivos são capazes de enfraquecê-lo facilmente.

Estratégia

Caso queira economizar munição, coopere com seu parceiro de modo que um distrai o monstro e outro opera o painel do incinerador. O objetivo é colocá-lo ali dentro algumas vezes e tomar cuidado para não queimar o parceiro também.
Caso prefira matá-lo na base das armas, utilize tudo que for explosivo e inflamável, ou seja, granadas. Tiros em suas partes alaranjadas (pontos fracos) também o afetam significantemente.

Após matá-lo, use a chave para abrir a porta ignorada anteriormente. Entre e siga pelo corredor, pegando alguns itens e entrando no elevador no final. Veja mais uma cutscene.

2-1: Storage Facility

Colete todos os itens no local, e pegue a metralhadora H&K MP5. As diferenças entre essa metralhadora e a VZ61 são grandes, cada uma com uma exclusividade. Saia pela porta e siga pelo caminho entre os contêineres, atirando nas minas posicionadas nas paredes. Mate alguns Majinis pelo caminho e em cima dos contêineres. Pegue os itens espalhados e siga por onde há mais uma mina. Uma rápida cena aparecerá, introduzindo os Adjules, que são cães infectados que podem dividir suas cabeças para se tornarem mais perigosos. Mate-os e siga pelo caminho com uma mina. Mate os Majinis no caminho, suba as escadas do contêiner e desça para uma área mais aberta. Aqui você enfrentará mais alguns Majinis e Adjules, e também os Big Man Majini, que diferente dos Majinis comuns, só podem ser imobilizados após atirar em suas pernas, atirar com uma escopeta em seu corpo, ou caso forem cegados por granadas de luz. Após matar todos os inimigos, vá até o portão e abra com a ajuda do parceiro.
Pegue os itens e salte pelo desnível da ponte. Uma cutscene aparecerá. Atire nos barris explosivos para que o caminhão tombe. Siga pela ponte, enfrentando mais uma horda de Majinis, pegue os itens no final e desça a escada ao lado da ponte. Entre pelo esgoto e mate os Adjules pelo caminho. Siga até o final, pegue alguns itens e entre pela porta.
Siga pelo corredor escuro e vire à esquerda para coletar um tesouro. Nessa área, há diversos Majinis deitados, que levantarão caso se aproxime ou tomem tiro. Ao receber muito dano, eles irão explodir, liberando uma criatura voadora originária da Plaga, chamada Kipepeo. Mate todos e atire no cadeado da porta, seguindo por mais um túnel escuro do esgoto, e suba a escada de mão.
Essa área está cheia de itens dentro das construções. Ao chegar em um trecho com uma feira central, atire no cadeado da porta dupla e, caso haja granadas, exploda a feira para encontrar um baú ali no meio, com um tesouro. Entre pela porta dupla e encontre uma chave presa à um cadáver pendurado no teto. Atire para derrubá-la, e ao pegar a chave, uma cena rápida aparecerá. Acabe com todos os Majinis e destranque a porta do píer. Siga em frente, coletando os itens do barco e atravessando a ponte. Ao subir pelo muro, uma cutscene aparecerá, e apartir daqui, você terá o suporte de um helicóptero. Mate os Majinis e pegue todos os itens da área até chegar no último trecho, com Majinis saindo por uma porta dupla de uma das construções. Mate-os e entre ali para encontrar uma rifle S75. Depois, entre pelo portão duplo.
Nessa área, procure por itens atrás da casa e mate mais alguns Majinis. Siga até uma subida e veja uma rápida cena.

Caso esteja jogando com Chris: Dê impulso para Sheva em frente à escada de mão quebrada, e siga pelo caminho estreito de terra à esquerda. Mate os Majinis pelo caminho até chegar na escadaria que leva à uma casa. Vários Majinis sairão pela porta, mate-os e espere por Sheva.

Caso esteja jogando com Sheva: Após receber o impulso de Chris, pegue todos os itens do telhado e dê cobertura para ele, tomando cuidado com os Kipepeos. Caso a rifle esteja em seu inventário, mire na porta e comece a matar os Majinis com tiros na cabeça, de preferência. Após matar a horda inteira, desça e siga pelo caminho até alcançar Chris.

Quando entrar na casa, siga até os banheiros à esquerda e mate um Majini, coletando uma erva onde ele fez suas necessidades. Volte e siga até um pequeno espaço após o banheiro, ainda à esquerda. Mate o Majini e comece a coletar os itens pela casa. Suba as escadas, matando mais alguns Majinis e coletando mais itens pelos andares, até chegar no último andar.

Caso esteja jogando com Chris: Dê impulso à Sheva e volte ao segundo andar. Caso esteja com a rifle em seu inventário, dê cobertura através da sacada.

Caso esteja jogando com Sheva: Logo que aterrissar, desça e comece a matar os Majinis. Continue descendo até chegar na entrada dessa construção. Abra a porta e destrua o cadeado do portão da casa onde Chris está. Aproveite para pegar alguns itens pelo local até ele descer.

PRO TIP: Dentro da casa, haverão algumas granadas explosivas. Vá até a sacada do segundo andar e posicione-se em frente à placa da construção do outro lado. Fique na ponta da sacada e mire em direção à placa com a granada explosiva. Se o ângulo estiver correto, ao jogar a granada, ela irá bater na placa e voltar, indo em direção ao portão com cadeado. A explosão, mesmo que à distância, fará com que ele seja destruído. Isso poupará tempo e irá impedir que os Majinis apareçam tão cedo.

Após abrir o portão da casa e ter coletado os itens do local, siga pelo corredor com uma escada e veja uma cutscene com um Chainsaw Majini. Ele possui uma chave, e para matá-lo, você pode usar os barris explosivos do local. Granadas explosivas também são úteis. Atire sempre na cabeça até imobilizá-lo, e complemente com golpes, porém nunca fique perto dele. Após nocauteado, pegue a chave. É capaz que ele reviva e entre em modo berserk, e caso isso aconteça, fique bem longe atirando e usando granadas. Siga pelo portão duplo que ele recentemente abriu e utilize a chave no portão à frente. Abra o baú, colete os tesouros e dinheiro, e entre pela porta dupla.
Nessa próxima área, tudo que você deve fazer é seguir em frente, pela subida, e abrir o portão com a ajuda do parceiro. Veja a cutscene interativa e fique atento aos botões que aparecem na tela.

2-2: Train Station

Após a cutscene, pegue os itens da sala e saia pela porta. Siga pelos caminhos entre os vagões e mate os Adjule, tomando cuidado com os explosivos plantados em vários pontos de seu caminho. Quando possível, use-os para atingir os cães. Quando chegar em um lugar aberto, siga para a direita para pegar munição e um tesouro nos entulhos. Volte e suba as plataformas, depois suba a escada de mão de um dos vagões. Mate os Majinis no topo dos vagões e siga pelo caminho estreito à esquerda de um dos vagões, tomando cuidado com os explosivos. Caia sobre um carrinho de mina e, enquanto estiver dentro dele, atire nos explosivos pelo caminho. Ative o elevador no final do trilho.
Nessa área escura, o GPS não funciona e a única maneira de se guiar é através do par de lanternas logo à frente.

Caso queira equipar a lanterna: Com a lanterna equipada, é possível recolher itens, porém não é possível usar a faca ou equipar algo. Ande pelos túneis e, caso o parceiro não seja de inteligência artificial, preste atenção para que ele possa acompanhá-lo. Quando encontrar um inimigo, aperte o botão de mira para focar a luz.

Caso não queira equipar a lanterna: Se seu parceiro for de inteligência artificial, ele irá segui-lo iluminando o caminho normalmente, e só irá focar a luz em algo se você mirar com a arma. Caso não seja, fique atento ao caminho, e se possível, faça com que ele vá na frente. Quando um Majini aparecer, se ele não puder iluminar, tente se guiar pelo laser das armas.

Como o trecho das minas é complicado devido à tudo estar escuro e não haver GPS, pularemos essa parte, porém tenha em mente que toda a área está cheia de itens úteis, tesouros escondidos e cavernas/entradas escuras.
Num trecho mais iluminado, com um portão de madeira, gire a manivela para permitir que seu parceiro avance. Tome cuidado com os Majinis que aparecerão após o parceiro passar pelo portão. Aguarde até que ele reabra o portão para você utilizando a manivela numa torre central da próxima área. Ao passar, largue a lanterna no chão e veja a rápida cena ao chegar na área maior. Mate todos os inimigos, tomando cuidado com os níveis mais altos (onde há alguns Majinis com arcos e dinamites) e suba as escadas de mão para avançar pelo caminho da mina. Siga subindo as escadas de mão até encontrar duas cavernas e uma subida. Essas duas cavernas levam ao mesmo local, e no final da subida há alguns itens. Ao entrar na caverna, haverá uma outra caverna com uma subida. Mate mais alguns Majinis e use o elevador do final.
Já fora da mina, pegue os itens e depois suba a escada para uma cutscene com Irving. Após, pegue os itens da sala, porém não desça as escadas. Dentro de um armário, há um rifle Dragunov SVD que pode ser usado para matar os inimigos do lado de fora através da janela. Desça a escada e saia do local. Explore toda a área antes de subir a escada de mão do final, pois há diversos tipos de itens espalhados. Quando coletar tudo, suba a escada de mão e siga em frente, matando mais alguns Majinis, e desça. Uma rápida cena aparecerá, e agora você deve subir todo o caminho tomando cuidado com os Majinis portando dinamites. Vá matando, até chegar em uma área com um contêiner azul. Empurre-o com a ajuda do parceiro, pegue os itens da área liberada e desça para uma cutscene.

Popokarim

Popokarim

Uma criatura infectada pelo Uroboros que aparenta ser a junção de um morcego com algum tipo de inseto. Sua carapaça é extremamente resistente assim como suas asas, e é capaz de levantar vôo em baixas altitudes. É veloz em terra devido ao seu tamanho, porém possui um ponto fraco mais fácil de ser atingido em um combate na terra.

Explore o local e colete as Proximity Mines, minas que quando colocadas, explodem com o contato ou proximidade do inimigo. Possuem um poder destrutivo similar ao das granadas.
As munições espalhadas servirão para atingir o ponto fraco da criatura.

Estratégia

Plante uma Proximity Mine e espere o Popokarim se aproximar. A explosão fará com que ele se deite de lado, revelando seu ponto fraco. Atire com as armas mais fortes que possuir.
Caso ele se levante, repita o processo até que ele esteja morto.
Caso não haja espaço no inventário e você queira matar com armas, granadas explosivas também são uma opção. Para acertá-lo com tiros, porém, é necessário que o Popokarim esteja voando. Ao atirar algumas vezes em seu ponto fraco, ele irá cair de lado com seu ponto fraco exposto.

Após matá-lo, uma cutscene aparecerá.

2-3: Savanna

Nesse capítulo, você irá controlar apenas as metralhadoras do jipe blindado. Chris utiliza uma metralhadora mais rápida de atirar, enquanto Sheva utiliza uma metralhadora giratória com uma taxa de disparo levemente maior. Porém elas tem algo em comum: Overheating, ou seja, dispare com cautela para que elas não sobreaqueçam. Acerte os Majinis motociclistas e preste atenção aos botões que aparecerão na tela. Quando os caminhões aparecerem, atire em qualquer parte deles até que eles explodam. Quando chegar em um trecho bloqueado por um caminhão, atire nos barris explosivos até que uma rápida cena apareça. Passando desse trecho, mate os inimigos que virão pela direita até chegar no final e uma cutscene aparecer.

Ndesu

Ndesu

Esse gigante baseado no El Gigante de Resident Evil 4, e infectado por uma Plaga ainda mais poderosa, tentará esmagar o jipe a todo custo com seus ataques e elementos do cenário que ele encontrar, como postes e pedaços de rocha.
Durante sua batalha, alguns Majinis aparecerão em dois lados, portando molotovs e arcos.

Estratégia

Atire sempre em sua cara e em seus pés quando ele os levantar. Quando ele agarrar um poste, caso queira que ele solte, atire nos barris explosivos imediatamente. Caso contrário, terá de desviar de seus ataques. Caso ele corra pro fundo do cenário e levante uma rocha, atire na rocha até que ela se despedace. Ele depois tentará correr em sua direção, mas basta atirar nele.
Após sofrer um certo dano, o gigante irá expor algumas Plagas em regiões diferentes do corpo, destrua todas para revelar a Plaga maior localizada em suas costas, e quando isso acontecer, concentre todos os tiros nesse local. Repita o processo até que ele seja derrotado e mais uma custcene apareça.


3-1: Marshlands

Após a cutscene, você estará numa pequena ilha do pântano. Seu objetivo é coletar 4 pedaços de uma figura para um painel em uma porta. Esses pedaços estão espalhados por diversas ilhas, com um dos pedaços logo na área inicial. Siga de barco até o local indicado no mapa e pegue o Slate Map que adicionará a localização de todos os slates em seu PDA – marcados por um “X”.


Beast Slate: Recolha este item logo no ínicio do cenário, no chão.

Warrior Slate: Obtenha-o no baú dentro de uma das cabanas localizadas no canto esquerdo do mapa. Ao tentar sair do local de barco, diversos Majinis bloquearão a saída levantando o portão. Também começarão a jogar bombas da água e dispararem flechas. Mate-os para prosseguir.

Shaman Slate: Encontre uma escada quebrada no final de uma das ilhas e dê impulso para Sheva pegar. Após pegar, diversos Majinis aparecerão e um deles irá sofrer mutação, originando uma Duvalia. Mate a Duvalia atirando em suas pernas e depois em sua parte central, ou use uma granada de luz.

Raptor Slate: Ao chegar em um pequeno píer, você deverá entrar na água, onde há diversos crocodilos. Contorne a área pela extrema esquerda, e caso algum deles apareça, atire com armas fortes como escopetas e rifles para matá-los. Suba as escadas de mão e vasculhe as cabanas, pegando itens e matando Majinis, até encontrar um baú com o Slate.

Ainda na área do pântano, há outras ilhas que podem ser exploradas. Uma delas se localiza no extremo norte, e possui um tesouro. A outra se localiza mais no centro, e está cheia de galinhas. Por fim, não sendo bem uma ilha, é um barco encalhado onde há uma maleta grande com uma Rocket Launcher dentro.

Volte para onde você pegou o Slate Map e insira todos os quatro Slates na porta para abri-la.
Nessa área, siga pelo caminho até encontrar um Majini de guarda no topo de uma torre. Mate-o e prossiga. Vasculhe toda a área à procura de itens, porém NÃO AVANCE para pegar o revólver em um corpo ainda. Quando chegar em um local com dinheiro no meio de diversos furos no chão, tente pegar e recuar, ativando uma armadilha e fazendo com que diversos Majinis apareçam. Mate-os, e depois, vá até o local com o corpo através de um caminho estreito ou pelo meio daquela construção. Pegue o revólver S&W M29 e tome cuidado com as armadilhas que ainda podem ser ativadas. Procure um caminho descontinuado à direita, suba por onde há uma pequena escadinha, e gire a manivela para levantar a ponte. Lembre-se de não soltar a manivela até que o parceiro tenha atravessado a ponte e tenha aberto a porta dupla. Se fizer corretamente, o parceiro irá abrir a porta dupla ao lado dessa manivela, que estava bloqueada por dentro. Continue pelos caminhos estreitos e entre numa espécie de teleférico no final.

3-2: Execution Ground

Siga em frente e após a cutscene, equipe uma rifle. Atire nos Majinis distantes para limpar uma parte da área, e depois desça até as plataformas. Mate alguns Majinis que aparecerão conforme você avança e siga pela plataforma à direita, até chegar em uma com uma manivela. Caso esteja jogando sozinho, o personagem dará um comando para o parceiro. Em co-op, o uso da manivela só estará disponível quando o parceiro chegar na jangada do outro lado. Suba a escada de mão, salte para a outra plataforma e continue pela esquerda até a jangada. Ao descer para a jangada, se prepare para desviar dos ataques do crocodilo até chegar em uma plataforma no final do trajeto. Chute o botão no painel e veja uma rápida cena. A partir daí, você deve seguir para aquela caverna, desbloqueando a porta dupla e voltando pela plataforma até onde seu parceiro estava girando a manivela. Cruze a ponte e o interior da caverna até chegar em uma área com barracas da Tricell. Pegue os itens do local e mate as cobras que aparecerão no mato, pois elas dropam ovos. Siga pela descida do final e entre na porta dupla.
Nessa próxima área você precisa fechar três válvulas para liberar um caminho. A primeira fica no alto de uma plataforma com uma escada de mão, onde há um Majini. Siga até lá, matando alguns Majinis pelo caminho, e aproveite para matar outros Majinis em outras plataformas. Após fechar essa válvula, siga pela plataforma disponível, suba as escadas de mão e puxe a alavanca para ativar o zip line. Use-o, e ao chegar do outro lado, gire a válvula. Espere ele vir até você e use para chegar à outra plataforma, onde há mais uma válvula. Um Chainsaw Majini aparecerá quando você chegar nessa plataforma, e para não haver problemas, mate-o ali mesmo. Depois, desça e suba as escadas, e siga por uma plataforma com explosivos. Destrua-os e, quando chegar em outro painel com uma alavanca, ative outro zip line. Gire a válvula para liberar a plataforma central, e siga até lá, enfrentando mais um Chainsaw Majini que cairá em frente à porta de onde você está. Mate-o, desça as escadas e suba as escadas de mão. Mate os Majinis que aparecerão próximos ao final dessa plataforma, quando você chegar em uma escada mais ou menos, e desça até uma porta.
Após a cutscene onde Sheva reencontra Josh, você terá que cobri-lo enquanto ele reativa o elevador.  Mate todos os Majinis e colete os itens dessa área. Tome cuidado, pois apesar de Josh poder reagir contra inimigos próximos às vezes, ele também possui vida limitada. Após um tempo, entre no elevador, e no segundo andar, corra até o final, coletando itens pelo caminho e matando os Majinis antes que forme um número grande deles. No final, Josh precisará configurar o sistema para abrir a porta enquanto você acaba com os Majinis. Proteja-o pela plataforma alta, e tome cuidado com um Chainsaw Majini que aparecerá. Depois que a porta for aberta, siga por ela para mais uma cutscene. Desça pela escada e depois suba uma escada até uma porta dupla.
Nessa próxima área, siga pelo caminho à direita até chegar no final, onde há um barco. No meio do caminho, uma cutscene aparecerá, e após, um timer será ativado para a explosão do local. Caso queira coletar dinheiro, vá até o cais onde estava o barco e cheque a maleta.
Você deve chegar até Josh, que está do outro lado do mapa. Corra até chegar em frente à um portão com cadeado, tomando cuidado com os Majinis portando dinamites. Ao abrir o portão, alguns Adjules sairão junto com um Big Man Majini. Mate-os rapidamente e siga pela escada à direita da sala por onde saíram, tomando cuidado com os explosivos plantados. Desça a escada e vire à esquerda. Enfrente mais alguns Majinis, dessa vez ao lado de Josh, e siga pela plataforma à direita para a cutscene final do capítulo.

3-3: Oil Field

Após a cutscene, atire nos Majinis em outros barcos para não ser atingido por flechas. Após matá-los, foque no caminho à frente, atirando nos barris explosivos que aparecerem. Quando o barco parar, você precisa puxar uma alavanca para abrir o portão. Saia do barco e contorne a plataforma até chegar do outro lado. Volte para o barco e preste atenção no caminho, pois haverão alguns canos e Majinis em lugares altos. Na segunda parada, logo ao chegar, corra para trás de uma barreira de madeira e mate os Majinis que aparecerão nas metralhadoras. Nessa área há diversos itens, portanto, certifique-se de eliminar todos os inimigos para poder explorar livremente. Se você seguir pelas plataformas na direção por onde veio, você encontrará uma casinha à direita com alguns itens, e ao lado dela terá uma maleta grande contendo uma escopeta Benelli M3. Volte e siga até a área das metralhadoras, e se quiser, suba pelas escadas de mão para coletar um tesouro dentro da casinha. Em seguida, puxe duas alavancas ao mesmo tempo com a ajuda do parceiro. As alavancas estão logo abaixo das metralhadoras. Após levantar o portão, volte para o barco, tomando cuidado com os Kipepeos (se quiser usar as metralhadoras para enfrentá-los, vá em frente, porém não é necessário).
Ao descer pro barco, Josh irá acelerar e uma cutscene aparecerá.

Ricardo Irving

Ricardo Irving

Após injetar o Uroboros em si, o terrorista Ricardo Irving se transforma numa criatura adaptada à água, com uma carapaça extremamente resistente e tentáculos gigantes. Seus ataques são rápidos e poderosos, capazes de deixar marcas pelo barco.

Estratégia

Essa batalha não requer armas, pois há um par de canhões e um par de metralhadoras montadas nas pontas do barco. Junto com o parceiro, utilize essas armas para atirar em seu ponto fraco, localizado na cabeça (uma bolha brilhante). Caso os tentáculos de Irving saiam da água, atire neles até que sejam destruídos. Depois de um tempo, Irving chegará perto do barco para atacar, e depois mudará de lado. Repita o processo até que uma rápida cena apareça e você tenha de enfrentá-lo na parte traseira do barco.
Na parte traseira, Irving usará seus tentáculos para segurar o barco, porém não é necessário atirar neles. Concentre todo o poder de fogo das metralhadoras em seu corpo exposto, que estará em forma de língua. Quando seus tentáculos aparecerem, atire neles até que Irving volte a segurar o barco. Repita o processo até a batalha acabar e uma cutscene aparecer.


4-1: Caves

Após a cutscene, siga em frente e pegue os itens pelo caminho. Em um ponto da caverna, você encontrará as Bui Kichwa, criaturas semelhantes à aranhas. Elas são pouco resistentes, porém, elas podem grudar no personagem e diminuir a vida lentamente. Ignore-as, assim como a escada de mão, e siga até o final. Haverá uma pequena caverna com um baú no final. Suba, pegue o tesouro e aproveite a altura para matar as criaturas. Caso tenha uma granada de luz, use. Volte e suba a escada de mão para continuar por outra caverna. No caminho aparecerão mais Bui Kichwa, mate-as e siga até uma porta gigante no final.
Após entrar, siga pelo caminho e vá descendo até encontrar uma tumba branca. Com a ajuda do parceiro, abra para pegar dinheiro. Siga pela sala ao lado e assista à cutscene quando chegar na ponte. Os personagens se separarão, dependendo de quem seguir pela ponte primeiro.

Caso você tenha seguido: Não tem como chegar onde seu parceiro está, portanto, siga pelo caminho logo atrás. Haverão alguns Majinis dentro das salas e nos corredores. Mate-os, e quando não tiver mais nenhum por perto, cheque as salas. Em uma delas haverá uma outra tumba. Caso queira se encontrar com seu parceiro, siga pelo corredor à esquerda e desça as escadas.

Caso você tenha caído: Mate os Majinis que aparecerão pelo caminho, tomando cuidado para não perder muita vida. Algumas ervas estarão pelo caminho, caso precise. Siga até encontrar seu parceiro.

Abra a tumba em uma das salas para coletar dinheiro, e na próxima sala colete os itens. Saia, e siga por um corredor à direita, onde no final há mais uma tumba. Ao abrir essa tumba, o piso se abrirá, e você terá um tempo para executar um comando para que os personagens caiam sem tomar dano. Nesse cruzamento de corredores, mate as Bui Kichwa e os Majinis, e recolha os tesouros dentro dos baús. Em seguida, saia pela porta que se abriu. Antes de descer, mate todos os Majinis possíveis.
Nessa área há diversos vasos, porém, ao chegar em um ponto da sala, você ativará uma armadilha e a porta fechará. Diversas bolas explosivas começarão a cair no local, porém elas podem ser destruídas com tiros. Caso prefira economizar munição, desvie delas e volte até o dispositivo no centro. Com a ajuda do parceiro, gire esse dispositivo, abrindo a porta temporariamente. Corra para a porta antes que ela se feche, e siga até a porta no final.
Siga pelo corredor e vire à direita, para ativar uma cena interativa. Pressione os botões que surgem na tela para escapar da armadilhas da caverna. Após chegar no final, desça e, com a ajuda do parceiro, puxe as correntes de cada uma das estátuas. Uma área enorme será revelada, e uma escada o levará à um cruzamento, com os caminhos da frente e da esquerda liberados. Independente de onde você for, você terá de puxar mais um par de correntes com o parceiro, na mesma estátua, porém em lados diferentes que pode ser acessados pelos corredores liberados. Há uma Grenade Launcher em uma maleta do corredor da esquerda. Após puxar as correntes, haverá um tesouro que estava embaixo dela. Pegue-o e volte pelo caminho que antes era da frente, pois uma escada foi revelada no lugar do caminho da esquerda. Lá em cima haverá mais um par de correntes e um tesouro dentro de um baú, em uma plataforma à esquerda. Ao puxar essas correntes, a escada será levantada, formando um caminho que o levará até a entrada do local. Em uma parte desse caminho, alguns Majinis aparecerão, e outros ficarão em níveis mais altos disparando flechas. Mate todos, e caso queira chegar em um dos níveis altos para pegar alguns itens, siga pela plataforma à esquerda do caminho e suba as escadas. Seguindo pelo caminho, você verá que o cruzamento do nível abaixo estará acessível novamente, e dessa vez você deverá descer por essas escadas para depois subir outras à direita. Ao subir, haverá mais um par de correntes. Puxe-os para levantar as escadas que você acabou de descer, assim liberando um caminho. Nessa parte, haverão 2 estátuas, cada uma com uma corrente. Um dos personagens deve puxar a corrente de cima, e outro a de baixo. Caso siga para a corrente de cima, cheque um baú do corredor à direita, pois ele contém munição para Grenade Launcher (Flash Rounds). Tome cuidado com os Majinis e Bui Kichwa que aparecerão, e quando já tiver eliminado todos, puxe as correntes. Agora falta apenas uma estátua, que formará uma escadaria até o topo do local. Siga até lá, e caso possua pelo menos uma Proximity Mine, coloque alguns metros antes da estátua. Puxe as correntes, e ao tentar voltar, um Popokarimu aparecerá. Mate-o usando a mesma estratégia do Popokarim (isso renderá um tesouro), ou se preferir, fuja subindo a escada que se formou, e entre na porta ao final.

4-2: Worship Area

Suba as escadas e pegue os itens pelo caminho, nos vasos à esquerda. Você precisa coletar três emblemas e inseri-los no portão para a escadaria. Cada emblema inserido ativa um checkpoint.
Aqui você pode seguir tanto para a direita quanto para a esquerda. De qualquer forma, você terá que vasculhar todo o mapa para coletar os 3 emblemas.

Caso siga pela direita: Veja a rápida cena, e vá direto para trás de uma parede quando ver o feixe de luz no chão. Vá avançando e, se precisar, esconda-se nos espaços da parede à direita. Após chegar ao final desse corredor, entre no corredor à direita e siga em frente. Suba as escadas e pegue o primeiro emblema no altar. Volte, porém ao invés de descer, vá pela escadinha que sobe e vire à direita, tomando cuidado com outro feixe de luz. Siga até o final desse corredor, se escondendo quando necessário nos espaços nas paredes. Quando chegar ao final, siga pelo caminho à direita e observe que há um Majini na torre à frente. Mate-o para desativar os feixes dos trechos que você passou.

Caso siga pela esquerda: Vire à esquerda no corredor do feixe de luz, e vire à direita em uma entrada na parede. Passe pela plataforma e siga pelo caminho à esquerda, subindo as escadas e chegando à um altar. Pegue o emblema e volte, dessa vez seguindo em frente para onde o feixe surge. Em um trecho desse corredor, haverá uma entrada para outro corredor à esquerda. Entre nesse corredor e tome cuidado com o feixe que surgirá. Use os espaços da parede à esquerda para se esconder, e vá até o final.

Haverá um corredor que cruza todo o cenário horizontalmente. Independente do caminho que tenha feito, você deverá passar por aqui. Indo para o canto direito você poderá matar um dos Majinis que opera um cristal de luz, e indo pela esquerda você chegará no local onde há o último altar com emblema. Há um corredor à direita de onde é possível impulsionar Sheva, e em um trecho, é possível matar outro Majini que opera um cristal de luz.

Caso esteja jogando com Chris: Após passar pelo corredor dos feixes, dê impulso à Sheva e vá pelo corredor à direita para matar o Majini no cristal de luz. Depois, volte por todo o caminho, até chegar no portão onde deve inserir os emblemas.

Caso esteja jogando com Sheva: Após receber o impulso de Chris, mate os Majinis e suba as escadas, chegando no último altar. Pegue o emblema e saia do local, voltando ao portão onde deve inserir os emblemas.

Insira os 3 emblemas no portão e suba as escadas até o final, entrando pela porta dupla gigante.
Siga em frente e abra a porta com um cristal. Você estará numa sala grande, com alguns espelhos refletindo um raio solar. Alinhe os espelhos de forma que o raio chegue até um cristal em cima de uma plataforma. Caso esteja jogando sozinho, seu parceiro irá subir numa pequena plataforma para não ser atingido. Se estiver jogando em co-op, alinhe os outros espelhos antes de alinhar o que está refletindo a luz, ou decidam quem irá fazer isso para que um possa subir na pequena plataforma.
Depois de alinhados, os espelhos refletirão a luz para o cristal, possibilitando a você descer por aquela plataforma. Repita o mesmo procedimento no espelho seguinte. Os pilares podem ser destruídos com um golpe, ao se aproximar. No terceiro piso, os espelhos podem ser alinhados de forma a revelar salas secretas e ativar a última plataforma. Caso você cheque o baú do meio da sala, verá que este estará vazio, sendo uma armadilha, abrindo uma sala com diversos Bui Kichwa. Em uma das salas reveladas, é possível encontrar um tesouro, e em outra é possível encontrar diversos vasos com cobras que dropam ovos.
Após alinhar o espelho corretamente e ativar a última plataforma, siga até ela, tomando cuidado com o raio no corredor estreito. Desça e depois siga em frente para uma cutscene.


5-1: Underground Garden

Suba a escada até o centro do jardim e depois prossiga pelo caminho onde no final há uma porta. Ao entrar, você verá uma criatura no teto. Ignore-a e entre na porta à esquerda para coletar alguns itens. Saia e entre na porta no final do corredor, onde a criatura estava. Veja a rápida cena, pegue a munição na mesa e saia pela outra porta. Siga pelo caminho até encontrar uma porta com uma válvula. Gire-a para abrir a porta e puxe a alavanca logo à frente, vendo mais uma rápida cena. Quebre o vidro e siga em frente, ignorando os animais. Há uma erva no canto da sala. Ao avançar, um Licker pulará pelo vidro. Mate-o usando armas como escopetas e rifles, e mate outro que aparecerá da mesma sala. Gire a válvula dentro da sala de onde eles vieram. Siga em frente e entre na sala do lado direito para coletar dinheiro e a metralhadora AK-74, depois volte e siga em frente, subindo as escadas. Puxe a alavanca e pressione os dois botões nas laterais da porta no final do corredor para abri-la. Nesse trecho, os Lickers estarão calmos enquanto você não correr, portanto, vá andando pelo caminho e não chute a porta que virá. Assim que você derrubar a próxima porta, os Lickers ouvirão, porém apenas continue e chame o elevador no final do corredor. Fique nesse local atirando na horda de Lickers que virá, e após matá-los, entre no elevador.
Ao sair, logo à frente haverá algumas munições. Pegue tudo, principalmente a granada, e siga pela plataforma para uma cutscene interativa.

U-8

U-8

Uma criatura bizarra que aparenta ser a mistura de um caranguejo com uma aranha, possui uma carapaça resistente, porém suas pernas e sua boca são seus pontos fracos. É forte e rápida, tendo alguns ataques insta-kill que podem ser desviados.

Estratégia

Dê a volta pela plataforma e colete as granadas explosivas. Atire na parte vermelha de suas pernas com qualquer arma. Depois de alguns tiros, a criatura irá cair na plataforma, abrindo sua boca. Chegue perto e aperte o botão de ação para jogar uma granada ali e assim destruir uma parte de sua carapaça. Caso você possua 3 granadas, repita o processo e o U-8 morrerá. Caso contrário, quando ele cair, atire com as armas mais poderosas em sua boca e na parte de cima. Tome cuidado com seus ataques com a garra, e caso ele libere criaturas (parecidas com insetos) pela boca, mate-as para receber munição e itens, se precisar.

Após matá-lo, veja a cutscene.

5-2: Experimental Facility

Siga pela plataforma e entre pela porta ao final. Pegue os itens dessa sala e saia. Assim que avistar alguns Majinis armados, mate-os usando as caixas para se proteger. Siga pelas salas até chegar em uma maior, à esquerda. Tome cuidado, pois aqui há mais Majinis e alguns lançam granadas de luz. Após matá-los, entre na pequena salinha à esquerda da porta para pegar alguns itens. Um Majini surgirá pelas escadas quebradas. Abra a porta com a ajuda do parceiro e siga pelo corredor estreito. Mate mais alguns Majinis, principalmente os que estão na plataforma acima, suba a escada e atire nos cilindros explosivos para acabar com todos os outros. Pegue o elevador no final e veja mais uma cutscene.
Essa próxima área é constituída por 2 longos corredores com alguns Lickers que aparecerão pelos dutos de ventilação. É possível passar por alguns andando e sem ser percebido, porém de qualquer forma, você terá de matá-los. Siga pelo corredor, e quando chegar no segundo, tome cuidado, pois este corredor é mais estreito. Após matar todos, entre na porta ao final.
Agora, você terá de atravessar um mapa bem longo e complicado. Desça ao lado do incinerador e, ao avançar, você verá que diversos Majinis armados aparecerão por toda a parte. Use as placas de ferro para se proteger. Contorne a área e desça na esteira, andando pela parte do meio até chegar do outro lado. Procure uma plataforma à direita para subir e suba a escada a partir dessa plataforma. Chute a porta de ferro e pegue alguns itens antes de descer para a próxima esteira. Quando descer, não avance muito, pois haverá alguns Majinis jogando granadas do alto de algumas plataformas. Mate-os e use os cilindros explosivos na esteira para acabar com alguns deles. Suba na plataforma à esquerda, e se quiser, desative a esteira puxando a alavanca. Desça as escadas, chegando em frente à uma esteira desativada e cheia de corpos. Encontre uma metralhadora SIG 556 na maleta grande em cima da mesa. Na plataforma, você encontrará uma alavanca que precisa ser puxada, porém não há energia. Continue andando pela plataforma, subindo as escadas e depois descendo pela direita. Ignore os casulos, e ande até encontrar o gerador de energia, que possui duas alavancas. Pegue os itens, volte e enfrente um Reaper no caminho.
O Reaper é uma criatura que se regenera e emite um gás capaz de confundir a visão, porém possui um ponto fraco em sua barriga, no qual ele revela enquanto está andando sobre duas patas. Para matá-lo, você pode usar uma Proximity Mine para reduzir sua vida, ou manter distância e atirar. Tome cuidado com seu ataque enquanto anda sobre duas patas, pois ele mata os personagens na hora.
Após matá-lo, vá até a alavanca recém-ativada e puxe-a, ligando a esteira e liberando um caminho. Desça e tome cuidado com os corpos. Ande sempre no meio das esteiras, e colete os tesouros que irão aparecer ao lado de alguns corpos. Quando chegar no final, suba a plataforma, pegue os itens dentro das caixas e, caso queira, desative a esteira através de um painel subindo as escadas. Entre pela porta.
Siga pelo corredor e desça para coletar alguns itens. Certifique-se de ter trazido granadas incendiárias e/ou uma Grenade Launcher, pois há munição incendiária dela em uma das caixas. Abra a porta e assista a cutscene.

Uroboros Mkono

Uroboros Mkono

Uma versão mais poderosa do boss Uroboros, seu corpo é mais resistente, porém as fraquezas são as mesmas.

Estratégia

Corra em volta do cenário, derrubando os cilindros explosivos e coletando os itens. Há um lança-chamas que pode ser usado como arma temporária, e ele é recarregado ao ser colocado de volta no painel.
Para imobilizar o Uroboros Mkono basta acertar uma granada incendiária ou disparar com o lança-chamas. Porém, enquanto está imobilizado, é capaz dele contra-atacar, portanto preste atenção. Ele também irá revelar algumas bolhas alaranjadas, que são seus pontos fracos. Caso seja necessário, atire nessas bolhas com as armas mais fortes que tiver até que ele morra e uma cutscene apareça.

5-3: Uroboros Research Facility

Siga pela porta recém-aberta e suba as escadas de mão. Ignore o corredor à direita e siga até o final para chegar em uma sala com munições e um tesouro no cofre. Volte e siga pelo corredor ignorado anteriormente, até chegar em uma porta ao final.
Siga em frente e vire à direita para pegar mais alguns itens. Depois, vá para o outro lado, virando à direita e entrando pela única porta. Você estará um nível acima da área com esteiras. Ande para a direita para encontrar mais itens, e ao voltar, use as placas de ferro para se proteger dos Majinis que começarão a atirar em outra plataforma. Mate-os e entre por uma porta à esquerda dessa plataforma, encontrando mais itens e munição elétrica para Grenade Launcher. Volte e continue o caminho pela plataforma, enfrentando mais um Reaper no caminho. Caso queira matá-lo rapidamente, use a munição recém-obtida de Grenade Launcher para imobilizá-lo. Ao passar para o outro lado, é possível que mais um Reaper saia do casulo. Mais à frente, vire à esquerda e mate os Majinis que estarão atirando. Siga até a porta por onde eles saíram, e caso outro Reaper saia do casulo, mate-o.
Nessa sala você encontrará uma alavanca, que ligará um painel. Aproveite para pegar mais itens e a rifle H&K PSG-1 na maleta grande. Saia e siga pela esquerda para encontrar o painel. Uma rápida cena aparecerá. Mate os Majinis na plataforma móvel e mate também o que está do outro lado, em frente a um painel. Quando a plataforma chegar, você terá duas opções:

Embarcar na plataforma: Seu parceiro ativará a plataforma, e alguns Majinis surgirão de um lado. Mate-os enquanto estiver ali, e mate principalmente os de escudo, que estarão vindo na direção da plataforma. Ao chegar do outro lado, puxe a alavanca e espere seu parceiro embarcar para depois puxar novamente.

Esperar: Seu parceiro subirá na plataforma, e você terá que cobri-lo. Caso tenha alguma rifle, use para matar os Majinis armados e os de escudo de longe. Espere até a plataforma ser reativada para poder embarcar.

Siga pela direita para pegar mais alguns itens. Depois, siga pelo outro caminho. Alguns Majinis aparecerão ao longe, equipados com lança-mísseis. Mate-os com a rifle enquanto estiver atrás das placas de ferro para não ser afetado pela explosão. Siga pelo caminho, matando alguns Majinis, até chegar em frente a uma porta. Não entre nela, e dê a volta por essa sala para poder matar os Majinis ali dentro através da janela. Depois de matá-los, entre e pegue os itens, um deles sendo tesouro. Entre pela porta branca e siga até o final, entrando em outra porta.
Ande pelo corredor e pegue mais alguns itens. Avance e desça as escadas, depois acione o painel da plataforma para girá-la. A plataforma estará subindo enquanto gira, e alguns Majinis surgirão ao longe. Tente se proteger dos tiros, e mate os que aparecerem nas plataformas da parede, de preferência os que estiverem em frente às alavancas, pois eles farão a plataforma parar de girar e subir. Quando estiver quase alcançando uma plataforma mais alta, prepare-se para enfrentar diversos Majinis armados. Suba as escadas e siga até o final, entrando pela porta.
Na área seguinte, pegue os itens e certifique-se de ter uma escopeta, uma rifle e opcionalmente uma Grenade Launcher. Vá atrás da casinha e puxe a alavanca, ativando um elevador. Haverá um painel ao lado, que deverá ser operado por um dos personagens.

Caso queira operar o elevador: Certifique-se de ter uma rifle em seu inventário. Após ativar o elevador e fazer com que seu parceiro suba até uma plataforma, vá ao lado da ponte e prepare-se para atirar em diversos Lickers. Preste atenção em volta, pois alguns deles poderão descer até você e atacá-lo. Proteja seu parceiro até ele chegar no final.

Caso queira subir no elevador: Certifique-se de possuir armas poderosas, pois você terá de enfrentar diversos Lickers. Mate os primeiros e, quando estiver chegando em um corredor, prepare-se para matar vários, a menos que seu parceiro os derrube enquanto estiverem escalando. Vá até o final e empurre o contêiner até derrubá-lo da plataforma. Desça até a parte de cima da casinha, e desça pela abertura no teto. Dentro dessa casinha há diversos itens e uma alavanca para reativar a eletricidade.  Puxe-a e vá até a porta ao final da ponte.

Jill Valentine & Albert Wesker

Jill Valentine & Albert Wesker
Após a cutscene, você terá de enfrentar Jill e Wesker. Wesker pode desviar de tiros, e Jill pode usar uma rajada de tiros de sua metralhadora para atacar. A combinação parece extremamente perigosa, porém na maior parte do tempo, Jill ficará apenas correndo.

Estratégia

Logo que a batalha acabar, não atire em nenhum dos dois. Siga até uma porta cinza à direita e cheque-a. Uma rápida cena aparecerá, e Wesker chutará o personagem que checou a porta, abrindo-a. Depois disso, entre e suba as escadas, seguindo pelo estreito corredor. Quebre os vasos e pegue os itens pelo caminho, até chegar em uma sala com algumas tumbas. Siga para a sala à esquerda, com uma tumba branca, e abra com a ajuda do parceiro. Haverá dois tesouros e um revólver Lightning Hawk. Caso você tenha sido rápido a ponto de deixar Wesker para trás, a essa hora ele estará confuso da sua localização, e é aqui que a batalha começa. Você deve enfrentá-lo e ao mesmo tempo cuidar de Jill, segurando-a e imobilizando no chão.

Para enfrentar Jill: Chegue por trás e segure-a até seu aprceiro aparecer e lançá-la no chão. Isso não irá machucá-la, e irá deixá-la imóvel por um tempo. Caso precise, use granadas de luz para cegá-la.

Para enfrentar Wesker: Use a área das tumbas para confundi-lo, deixando o mini mapa aberto para saber sua localização. Você saberá que ele está confuso quando ele disser algo do tipo "You can't hide forever". Caso ele esteja dentro da sala, dê toda a volta e ataque-o por trás, atirando com rifles ou revólveres. Atire duas vezes com essas armas, e caso ele jogue os braços para os lados e fique estático por um tempo, você poderá atacá-lo com golpes. Repita o processo até que ele diga "Self-righteouss fools". Se preferir economizar munição, apenas fuja dele até ele sumir.

Não se esqueça de vasculhar todo o mapa à procura de itens.

Jill Valentine

Jill Valentine

Após a batalha com a dupla Jill e Wesker, agora será a vez de enfrentar apenas Jill. Estando um pouco mais rápida, você deverá enfrentá-la com armas não-letais, como granadas de luz. Seu objetivo é remover o dispositivo em seu peito.

Estratégia

Certifique-se de ter trazido granadas de luz de qualquer tipo (Grenade Launcher ou de mão). Quando Jill descer, vá atrás e jogue uma granada. Ela estará cega temporariamente, e vulnerável. Não jogue-a no chão, e sim segure-a por trás para que seu parceiro possa tentar remover o dispositivo. Repita o processo até que a batalha termine.

PRO TIP: Faça com que seu parceiro segure Jill em pé. Equipe qualquer arma não-explosiva e atire em seu dispositivo, tomando cuidado para não acertar seu corpo. Após atirar, jogue-a no chão e tente remover. Repita o processo até a batalha terminar, porém lembre-se de atirar apenas UMA vez.


6-1: Ship Deck

Logo no início, equipe a rifle e mate um Majini que está em uma torre à esquerda. Desça e siga pelo caminho, matando mais alguns Majinis e tomando cuidado com suas granadas explosivas. Suba as escadas de mão para a base da torre, e ignore o caminho pela passarela. Ao subir, siga em frente e suba as escadas de mão para chegar no alto da torre, onde haverão alguns itens.

Caso você queira passar desse capítulo rapidamente: Equipe uma rifle, de preferência a H&K PSG-1, e mire em uma torre distante à direita. Você verá um Majini no primeiro nível, ao lado de uma escada de mão, e um Majini na plataforma, próximo à um painel. Mate-os, e depois mate os que estiverem em uma plataforma horizontal que cruza o navio. Desça e prossiga normalmente.

Desça da base da torre pelo outro lado, chegando à ponta do navio. Pegue os itens dessa área, e ao seguir pelas escadas, alguns Adjules sairão de um contêiner e alguns Majinis aparecerão pelo caminho da escada. Tome distância deles para matar todos e poder seguir normalmente. Após passar por baixo da passarela, um Big Man Majini o surpreenderá pela esquerda, e mais inimigos aparecerão, dentre eles haverá um Majini que se transformará em Duvalia. Mate todos e prossiga, descendo um nível e chegando em um corredor com diversos contêineres. Siga pelo caminho à direita até chegar em uma área bem aberta com um painel aceso. Cheque esse painel ou atire em seu botão para levantar um contêiner e liberar uma passagem. Siga por essa passagem e vire à direita, ignorando a porta de ferro e subindo na escada de mão à esquerda, no final. Empurre o contêiner à frente com a ajuda do parceiro, e desça para uma área cercada por contêineres.

Caso você tenha seguido a dica anterior: Siga em frente e suba pela escada de mão após pegar os itens pelo caminho. Haverão 2 caminhos, um à direita e outro à esquerda, que está inacessível.

Caso você não tenha seguido a dica anterior: Ao descer e seguir em frente, uma cutscene aparecerá, e um dos personagens ficará preso em uma jaula enquanto diversos inimigos surgem. Um deles dropa um cartão que deve ser usado na porta de ferro ignorada anteriormente. Caso você não tenha sido enjaulado, atire no painel aceso ao lado de um contêiner com a porta abrindo e fechando, para liberar uma passagem de volta. Use o cartão, suba as escadas e suba as escadas de mão no final do corredor até chegar no topo da torre. Lá haverá um Majini, mate-o e puxe a alavanca para levantar a jaula.
Ao voltar, perceba que a torre se moveu. Volte até o parceiro, prossiga pela escada de mão da área onde a jaula caiu, e siga por um caminho à esquerda, que está acessível devido à jaula ter caído ali. Nessa área há alguns itens.

Prossiga até encontrar 2 Big Man Majini. Mate-os e suba nos contêineres ao lado dos painéis acesos. Aqui o esquema é simples: Quando você estiver em cima de um contêiner, o parceiro deverá atirar no painel aceso para que você possa subir. Faça o mesmo e não se preocupe em se separar, pois esse trecho não é grande e logo irão se reencontrar. Apenas tome cuidado com os Adjules que pularão de alguns contêineres abertos.
Siga em direção à uma porta que leva ao interior do navio.
Ao entrar, pegue os itens nas prateleiras à esquerda e desça as escadas para pegar mais alguns itens. Siga pelo corredor estreito, descendo por uma abertura no chão, e desça as escadas até o final para encontrar uma maleta contendo uma escopeta Jail Breaker. Entre por um corredor estreito e vá até a porta para uma cutscene. 
Após a cutscene, siga pela porta à frente. Agora você tem 2 opções: Se expor aos Majinis e ativar o alarme, ou usar stealth.

Exposição: Siga em frente até uma rápida cena aparecer. Você terá de enfrentar diversos Majinis armados no andar de baixo e alguns que irão aparecer na plataforma onde você está.

Stealth: Antes de sair do corredor escuro, equipe uma rifle e atire na cabeça de um Majini que está no topo de uma plataforma à esquerda. Siga em frente e esconda-se atrás de uma placa de ferro na plataforma. Procure um Majini de costas à esquerda, no andar de baixo, e mate-o rapidamente para não ser detectado. Siga pela plataforma lentamente, olhando para baixo, para encontrar outro Majini. Mate-o e se esconda atrás de uma placa de ferro logo à frente. Ali, procure alguns Majinis no lado direito do local. Siga em frente, e antes de virar à direita, se esconda na ponta esquerda da última placa de ferro, pois haverá um Majini distraído de lado. Mate-o e se esconda na próxima placa de ferro. Espere até que um Majini apareça subindo uma escada de mão em uma abertura no chão. Mate-o e desça, prosseguindo tranquilamente e pegando alguns itens.

Desça pela abertura do chão e siga pelo corredor estreito, tomando cuidado nas curvas, pois alguns Majinis aparecerão. O último Majini, que descerá pela escada de mão ao final, se transformará em uma Duvalia. Mate-o e suba, seguindo à direita para encontrar alguns itens. Ao seguir pela esquerda, voce verá uma rápida cena introduzindo o Gatling Gun Majini. Perto de onde ele surgiu, haverá uma porta que exige 2 cartões, sendo que um está com ele. Mate-o atirando em sua cabeça ou em suas pernas com as armas mais fortes, e tente complementar com um golpe até que ele morra e drope o primeiro cartão. Siga por uma plataforma à direita da porta e desça até um cofre, onde haverá o segundo cartão. Volte à porta, use os cartões e entre para uma rápida cena.
Esse trecho é simples, basta matar os Majinis de lança-mísseis dos níveis mais altos primeiro. Pegue os itens à direita e após matá-los, mate o que está no nível abaixo. Caso você não tenha matado 1 deles, alguns Bui Kichwa sairão de um contêiner quando você descer. Suba as escadas, coletando os tesouros dropados pelos Majinis, e entre por um corredor no final. Entre no elevador.

6-2: Main Deck

Após a introdução, desça as escadas e vá em direção ao monte de corpos para uma cutscene. Após, uma cutscene interativa aparecerá. Pressione os botões que surgem na tela para evitar os ataques do monstro. No final, Chris e Sheva entrarão no navio novamente.
Avance pelos corredores do navio e tome cuidado com os tentáculos que sairão do teto. Cheque as salas pelo caminho, pois elas possuem alguns itens úteis. Você verá que algumas vezes terá de entrar em algumas das salas para prosseguir, pois os tentáculos bloqueiam alguns corredores.
Quando chegar em um corredor com diversos corpos de Majinis, fique esperto para o que estiver vivo, pois ele se transformará em Duvalia. Alguns outros irão acordar também. O Majini que se transforma em Duvalia dropa um cartão que deve ser usado em uma porta automática adiante.
Siga pela porta automática branca e abra a porta automática à direita. Siga pelo caminho e suba até a sala de controle. Aqui há alguns itens, pegue-os e suba as escadas ao lado de um mural.
Já no lado de fora do navio novamente, pegue os itens e entre pela porta de ferro para mais uma cutscene.

Uroboros Aheri

Uroboros Aheri

Aheri é a junção de diversos corpos de Majinis mortos e o corpo de Excella. Diferente das outras espécies enfrentadas anteriormente, essa é a mais resistente e perigosa.
Estratégia
Utilize o cartão no leitor perto da escada de mão para ter acesso ao LTD. Essa arma não atira, porém, ao focar a mira por alguns instantes, você pode mandar um satélite disparar um laser. A cada disparo, você deverá esperar um tempo até que a energia do satélite recarregue.
Acerte cada uma das bolhas alaranjadas com as armas mais fortes, até revelar a bolha central. Dispare com o LTD e repita o processo até que a criatura morra.

6-3: Bridge Deck

Volte para a sala de controle e entre no elevador. Ao descer, você estará numa área grande e cheia de obstáculos. Siga pela plataforma à esquerda e tome cuidado com as chamas que irão incinerar um Majini. Desça até uma área com água e tome cuidado com um Majini que aparecerá à direita. Suba a escada de mão e vá até a plataforma com um painel para puxar a alavanca. Derrote todos os Majinis que aparecerão até os portões e a grade se abrirem. Na próxima área, tome cuidado com os Reapers que aparecerão à direita, e mate todos os Majinis para pegar os itens do local antes de puxar as duas alavancas. Ao puxar as alavancas, mais inimigos aparecerão, incluindo Reapers. Mate-os rapidamente e se esconda atrás dos pilares um pouco antes dos portões se abrirem, pois dois Gatling Gun Majini aparecerão. Enquanto estiver atrás dos pilares, eles continuarão avançando. Espere até eles se aproximarem o suficiente para que você e seu parceiro possam enfrentá-los. Vocês devem matá-los para pegar dois cartões que eles irão dropar.
Siga para a próxima área e antes de seguir até o final, na porta dupla que requer os cartões, pegue os itens no nível inferior desse local, descendo as escadas.
Ao abrir a porta dupla, siga pelo corredor e entre na porta ao final para mais uma cutscene.

Albert Wesker

Albert Wesker

Com o nível de dificuldade reduzido, a batalha contra Wesker nessa próxima área é bem fácil, porém requer um pouco de concentração e atenção. Seu objetivo é injetar um soro com a ajuda do parceiro, porém, devido à resistência de Wesker, serão necessárias algumas tentativas.

Estratégia

Puxe as alavancas nos três painéis do local para diminuir a luminosidade do ambiente. Isso fará com que Wesker fique confuso, pois ele não enxerga bem no escuro. Quebre a caixa de vidro perto de um dos painéis (o que está aceso e quebrado) e pegue um lança-mísseis com lentes de visão noturna, para facilitar o combate. Diferente do lança-míssil comum, o dessa área possui mísseis que podem ser encontrados pelas plataformas altas e recarregados na arma.
Para distrair Wesker, corra pelas áreas escuras até que ele perca a noção de onde você está. Ataque por trás, atirando com as armas comuns ou o lança-mísseis. Caso use o lança-mísseis, Wesker irá segurar o míssil, e em seguida você deve atirar nele para que exploda. Aproxime-se dele para segurá-lo, ou cas já esteja sendo segurado pelo parceiro, injete o soro. Caso ele não deixe e arremesse o parceiro, repita o processo. No final, uma cutscene aparecerá.
Dentro do avião, fique esperto à cutscene interativa e pressione os botões que surgem na tela para salvar a si mesmo e ao parceiro. No final, o avião cairá dentro de um vulcão.
Após a cutscene, Chris e Sheva irão sobreviver à queda e estarão em um local cheio de caixas. Pegue os itens e siga em frente para mais uma cutscene.

Albert Wesker Uroboros

Uroboros Wesker

Essa versão de Wesker é imortal, porém não deixa de ter pontos fracos. Atire na cabeça e em seu peito, na área brilhante, para fazê-lo parar de andar e infligir um certo dano. Tome cuidado com seu ataque com o braço, pois é insta-kill.

Estratégia

Caso esteja jogando com Chris: Siga em frente, e após uma rápida cena, você cairá em um local abaixo de onde Sheva está. Caso ela tenha destruído uma coluna de pedra, siga pela esquerda, pulando por uma pedra que está boiando na lava, e colete um tesouro no final. Ao voltar, certifique-se de pular na direção de Wesker apenas quando ele pular também. Siga pelo caminho, ignorando a subida e indo pelo outro lado, até encontrar uma pedra. Aproxime-se dela e aperte os botões que surgirão na tela para que Chris possa socar e empurrar a pedra na lava.

Caso esteja jogando com Sheva: Siga em frente, e após a rápida cena, destrua uma coluna de pedra mais clara para formar um caminho para Chris. Cubra-o atirando em Wesker, e caso ele pule até você, fuja até cair por uma ponte ter que ficar segurando em uma pedra para não cair na lava. Após subir, siga em frente e, caso Chris já tenha empurrado a pedra, pule por ela para reencontrá-lo.

Corra até a subida ignorada por Chris para ver uma rápida cena. Nessa última batalha, atire no peito ou na cabeça de Wesker. Quando ele utilizar um ataque de tentáculos saindo do chão, fique longe, pois é insta-kill. Depois desse ataque, ele irá expor seu ponto fraco.
Caso esteja jogando com Chris: Após o ataque, corra para trás de Wesker e segure-o para que Sheva possa atacá-lo.
Caso esteja jogando com Sheva: Após Chris segurar Wesker, ataque pela frente. Sheva usará sua faca para desferir diversos golpes.
No final, os dois personagens atacarão Wesker tanto pela frente quanto pelas costas, e uma cutscene aparecerá. Porém, ainda não é o fim. Espere até que os personagens equipem os lança-mísseis do helicóptero e dispare apertando os botões que aparecem na tela.
Assista à cutscene final e veja os resultados do jogo.
Após terminar o jogo, você libera:
History of Resident Evil - Uma coleção de files que contam um pouco da história da saga
The Mercenaries - Um extra baseado no minigame de mesmo nome em Resident Evil 4
New Game + - No New Game +, você pode selecionar o personagem que quer controlar
Dificuldade Professional - Liberada após terminar na dificuldade Veteran
Infinite Rocket Launcher - Caso tenha terminado o jogo em menos de 5 horas, você poderá habilitar o uso da Rocket Launcher infinita no menu Extra Features.
Roupas extras para uso no Main Game:
Chris (Safari) - Terminar o jogo
Sheva (Clubbin') - Terminar o jogo
Chris (S.T.A.R.S.) - Terminar o jogo e destruir 25 emblemas BSAA
Sheva (Tribal) - Terminar o jogo e destruir 30 emblemas BSAA


Confira também os outros guias de Resident Evil 5 do blog Resident Evil On Brazil!

Personagens

Armas

The Mercenaries

The Mercenaries Reunion

Lost in Nightmares

Desperate Escape

Versus

Trophies/Achievements

http://residentevilonbrazil.blogspot.com.br/2012/
Créditos: Lukas Neves
Correções, adaptações e acréscimos: Victor Minamia
Imagens: Lukas Neves

Um comentário:

  1. ola estou buscando ajuda,meu resident evil 5 no pc abre normalate a parte do logo da nvidia e depois a tela escurece e só aparece a seta do mouse,se alguem aqui puder me ajudar agradesço

    ResponderExcluir