segunda-feira, 9 de junho de 2014

[RE5] Detonado - Desperate Escape


Desperate Escape é uma DLC de Resident Evil e conteúdo extra da Gold Edition. A história se passa ao mesmo tempo da campanha principal, porém começa a partir do capítulo 5-3.
Jill, ainda enfraquecida após a remoção do dispositivo em seu peito, acaba desmaiando logo após Chris e Sheva saírem do local de sua batalha. Depois de um tempo, Josh chega no local e a resgata, dizendo que tem um plano para alcançar Chris e Sheva, e logo ajudá-los.

Com foco na ação, essa DLC é mais extensa que Lost in Nightmares, e seu nível de dificuldade é alto, tendo inimigos diversos vindo por todos os lados e alguns tentando atingir os personagens de longe.

Inicialmente, o jogador pode controlar Jill Valentine, com sua Battlesuit. Após completar o extra, é possível jogar com Josh Stone. As funções de ambos são praticamente iguais, porém seus golpes possuem efeitos diferentes e principalmente força. Seus equipamentos podem ser divididos inicialmente, ou seja, A M92F de Josh pode ser usada por Jill, assim como sua VZ61 pode ser usada por Josh.





Josh começa com uma pistola M92F com 30 balas, moderadamente balanceada, e um First Aid Spray. Jill começa com uma VZ61 com 200 balas, com poder de fogo baixo.
Durante o jogo, os personagens podem adquirir novas armas, às vezes 2 iguais. Essas armas são: H&K P8 (Handgun) (15 balas), H&K MP5 (Machine Gun) (100 balas), H&K PSG-1 (Rifle) (7 balas), Benelli M3 (Shotgun) (8 balas), S&W M29 (Magnum) (6 balas) e Rocket Launcher.


Durante a partida, diversos objetos que garantem pontuação - os Score Stars - estarão presentes dentro de barris e caixas, e também escondidos em alguns lugares para serem destruídos através de tiros. Também são dropados por muitos inimigos, principalmente bosses. Esses Score Stars influenciam na posição nas Leaderboards.


Esse modo conta com um Easter Egg chamado "Shoot the Messenger", que, quando feito, garante pontuação extra através de Score Stars dropadas e um troféu/achievement.



Parte 1

Logo após a cutscene, siga pelo corredor e abra a porta, chegando numa área cheia de Majinis. Dependendo da sua sorte, podem aparecer Majinis comuns, ou então Majinis com armadura. Dependendo do que aparecer nessa área, apenas inimigos de mesmo tipo aparecerão até a próxima área.

Caso esteja seguindo o guia "Shoot the Messenger", siga todos os passos dessa área, tomando cuidado para não errar. Caso contrário, explore o local, matando todos os Majinis e coletando itens.

Nessa área, há uma arma de grande porte em uma salinha escura, uma chave para o portão em um cofre, e possivelmente mais uma arma, dessa vez de pequeno porte, dentro de um cofre. Caso essa arma de pequeno porte não esteja lá, granadas de luz estarão.

Após pegar a chave (Transport Area Key), siga para o portão e mate o Majini com algum golpe insta-kill (Head Grab - Jill/Suplex - Josh), ou no chão, pois ele sempre transformará em um Duvalia. Abra o portão e siga até em frente ao portão fechado.

Caso esteja controlando Josh: Mate todos os Majinis que aparecerem, e quando Jill aparecer no corredor, mate os Majinis que aparecerão atrás dela, pois eles portam dinamites.

Caso esteja controlando Jill: Após subir, mate os Majinis arqueiros à distância para não sofrer dano, colete os itens e desça pelo buraco. Há um portão enferrujado que só pode ser aberto com 2 pessoas, portanto ignore. Vá até o portão bloqueado e desbloqueie, tomando cuidado com os Majinis que aparecerão atrás.

Após passar pelo portão desbloqueado, siga até o portão enferrujado e chute-o para ativar um checkpoint.

Nessa próxima área, vários inimigos aparecerão de todos os lados. Use o barril explosivo para matar alguns deles. Caso você siga até depois da descida, e alcance o caminhão, alguns bosses aparecerão. Para evitar que isso aconteça por enquanto, entre na salinha ao lado da escada quebrada e pegue mais uma arma de grande porte no armário. Se quiser, faça Jill subir dando impulso aí mesmo, ou na escada quebrada em frente ao corredor por onde chegou nesse local. Há alguns itens e granadas nos níveis de cima.
Ao se aproximar do caminhão, os bosses aparecerão no começo dessa área, saindo de um container com uma Score Star, e outro irá descer por um container na descida. Mate-os para obter uma Score Star (Large) e uma chave (Emergency Exit Key).

Use a chave no portão e siga para a próxima parte.


Parte 2

A parte mais difícil e longa do modo, com um mapa repleto de inimigos e armas. Após a cutscene, siga para o caminho à esquerda, chegando numa área com alguns itens e First Aid Sprays no cofre. Organize bem seus itens, pois a partir daqui, cooperação e pensamento rápido serão necessários.
Caso tenha obtido a Rifle H&K PSG-1, mate o Majini que está operando o canhão do outro lado do mapa, e faça com que o parceiro desça pelo muro e as escadas. Fique mirando no canhão, pois outro Majini aparecerá.
Siga pela ponte, matando todos os inimigos, até chegar em frente ao portão vermelho. Esse portão só pode ser destruído com o uso do canhão. Porém, algumas coisas por perto podem ser destruídas com explosivos, como a pedra e a casinha embaixo do poste.
Siga pelos trilhos e vire à direita. Nessa parte, há uma opção de dar impulso à Jill, porém isso não é muito recomendável, pois onde ela aterrissa há um portão que só pode ser aberto com os dois personagens. Siga, e antes de entrar pelo portão, tome cuidado com o boss que irá aparecer. Também tome cuidado com o canhão que fica acima de onde o boss desceu, pois esse canhão pode atingí-lo nesse trecho. Mate o boss e desça as escadas, chegando em outra ponte.
Nessa ponte, vários inimigos aparecerão, tanto por trás quanto pela frente. Tome cuidado com os canhões, que estarão bombardeando essa ponte diversas vezes. Suba, e antes de dar impulso à Jill numa escada quebrada à direita, suba as escadas. Haverá um portão e uma pedra logo à frente, e caso tenha explosivos, destrua essa pedra para coletar alguns itens. Chute o portão com a ajuda do parceiro e siga pelo corredor estreito, subindo as escadas e chegando ao canhão.

Com esse primeiro canhão, é possível atingir uma boa parte do mapa. Aproveite para matar o Majini no outro canhão, caso não tenha matado. Destrua o portão, a pedra nos trilhos e a casinha embaixo do poste (caso não tenha destruído) e veja uma cutscene rápida.

Após a cutscene, há duas opções a seguir, pelo menos para Jill.

Opção 1: Pegue impulso com Josh para passar para o outro lado dos trilhos. Dependendo da habilidade do parceiro, itens em seu inventário, ou dos inimigos, Josh chegará ao outro lado sem problemas;

Opção 2: Desça as escadas e pegue impulso na escada quebrada anteriormente ignorada. Siga pelo caminho, matando os Majinis, e entre na salinha logo à frente para coletar munição e uma arma de grande porte no armário. A partir daí, saia e suba as escadas na parede, chegando à uma ponte com trilhos cheia de itens e inimigos. Há também uma pedra, e atrás dela, há diversas Proximity Mines. Siga até o canhão ao lado desses trilhos (é possível usá-lo para destruir a pedra) e desça as escadas.

De qualquer forma, passando do portão vermelho, haverá uma área aberta com um portão que deve ser aberto com os dois personagens. Abra e siga em frente, tomando cuidado com os Majinis arqueiros e as explosões.

Siga pelo caminho à esquerda, descendo as escadas, mas não desça no final, pois isso o levará à área anterior.

Caso esteja controlando Josh: Dê impulso à Jill e suba as escadas por onde acabou de descer. Siga pela esquerda, e vá até o canhão subindo as escadas à direita. Use esse canhão para matar os Majinis que aparecerão na ponte, e o Majini que estiver controlando o canhão do outro lado. Porém, tome cuidado com as costas.

Caso esteja controlando Jill: Após receber o impulso, colete os itens e suba as escadas. Na parte de cima dessa torre, há uma Rocket Launcher e um First Aid Spray. Desça, e ao chegar num corredor estreito que dá acesso à uma sala, entre e desbloqueie a porta. Colete as munições e pegue a arma de grande porte no armário.

Com a ponte liberada, siga até o outro lado, tomando cuidado com os inimigos que aparecerão pela ponte lateral (que dá acesso à outro portão). Suba as escadas e vá até o outro canhão, onde há um cofre com uma arma de pequeno porte. Use o canhão para destruir o portão e veja mais uma rápida cutscene.

Após destruir o portão, dirija-se a ele, para chegar na última área dessa parte. Após ativar o checkpoint, alguns bosses aparecerão, e diversos Majinis sairão de todos os lados. Mate primeiro os que estão nos canhões no fundo do cenário, pois eles podem atingí-lo em toda a área. Siga pelo caminho à esquerda, onde há um caminhão, para coletar alguns itens. Ao tentar seguir pela escada ou pela rampa, um Executioner aparecerá. Mate-o e dirija-se à barraca próxima à escada quebrada. Ignore o portão de ferro, pois esse está bloqueado.

Caso esteja controlando Josh: Dê impulso à Jill e sobreviva nessa área até que ela desbloqueie o portão. Quando ela estiver descendo a rampa, dê cobertura, pois alguns Majinis aparecerão por trás.

Caso esteja controlando Jill: Após receber o impulso, mate todos os inimigos e colete os itens. Corra até o portão e deixe que Josh mate os inimigos que vierem por trás, enquanto você o cobre.

Após desbloquear o portão, quando Josh subir a rampa, haverá mais uma cutscene. Caso esteja seguindo o guia "Shoot the Messenger", vá para os canhões. Caso contrário, entre pela porta.


Parte final

Após a cutscene, Josh e Jill estarão no telhado da torre de transmissão. Essa área está repleta de itens, e inicialmente é bem quieta. Aproveite para organizar todos os itens com o parceiro e se armar bem, pois os inimigos virão de todos os lados, inclusive de cima.
Caso siga até um ponto, uma cutscene aparecerá, e logo, vários Majinis o cercarão. A partir daqui, a única coisa que deve fazer é sobreviver.

Os melhores pontos para sobreviver são em cima dos containers e no segundo andar da construção destruída. Mate os inimigos e tome cuidado com alguns bosses como o Reaper, que aparecerão por cima. De tempos em tempos, outros bosses aparecerão do elevador, e caso você tenha alguma Rocket Launcher, NÃO USE ainda.

Depois de um bom tempo enfrentando Majinis e bosses, um timer aparecerá, e quando o tempo chegar mais ou menos nos 30 segundos, um Agitator Majini acompanhado de 2 Big Man Majini sairão do elevador. Caso tenha seguido todos os passos do guia "Shoot the Messenger", matá-lo e coletar sua Score Star é o último passo. Para agilizar, você pode usar a Rocket Launcher contra ele, pois o tempo será curto para enfrentar normalmente com vários outros inimigos em volta.

Quando o tempo se esgotar, uma cutscene aparecerá e os resultados da partida serão mostrados.


Espero que tenham gostado! Tentei ser mais simples, pois como o foco desse modo é a ação, não há muito o que detalhar.


Imagem: RE5 Gold Edition Artworks
Créditos: Victor Minamia

Nenhum comentário:

Postar um comentário